Um homem foi identificado pela PSP, esta quarta-feira, após alegadamente ter insultado nadadores salvadores e empurrado outro, tendo depois desrespeitado a bandeira vermelha e entrado no mar, na praia do Carvalhido, Póvoa de Varzim.
Para além da PSP, a ocorrência teve ainda intervenção da Polícia Marítima e Polícia Municipal.
De acordo com o jornal MAIS/Semanário, tudo começou quando, por volta das 17:00, os nadadores salvadores se aperceberam de alguém a utilizar um apito junto à esplanada do Carvalhido.
Os profissionais alertaram o homem que estava a apitar para não o repetir, uma vez que o som se confundia com os avisos que os próprios estavam a emitir em dia de agitação marítima.
Contudo, o banhista não terá gostado da advertência e respondeu agressivamente com insultos, ignorando a mensagem.
A mesma fonte refere que, de seguida, o homem foi até a um posto de nadador salvador, derrubou uma prancha de salvamento e pontapeou-a repetidamente.
Aí, confrontado pelo nadador salvador, terá voltado aos insultos e empurrou-o, o que causou aparato no local, com intervenção de outros banhistas no desacato.
Após toda a confusão, o banhista terá decidido entrar no mar, desrespeitando a bandeira vermelha que estava içada devido ao mar agitado que se tem feito sentir nos últimos dias – e se deverá manter até domingo. Foi alertado pelo nadador salvador para o risco de corria, mas terá novamente atacado verbalmente o profissional.
Toda a situação levou testemunhas a ligar para as autoridades, tendo, entretanto, chegado a viatura 4×4 VW Amarok do Projeto Seawatch.
Na mesma altura, uma brigada mista da PSP e da Polícia Municipal entrou no areal, identificando o banhista e aguardando a chegada da Polícia Marítima.
A viatura 4×4 da ANS “Os Golfinhos” deslocou-se também ao local.
A Polícia Marítima registou a ocorrência para levantar um auto de notícia.