Seguir o O MINHO

Braga

Influenciadores do Instagram de todo o mundo vão “mostrar a dupla faceta” de Braga a 3 milhões

Braga Timetravel

em

Foto: Braga Timetravel

O passado e o futuro de Braga vão ser mostrados ao mundo por 11 ‘instagramers’ nacionais e internacionais, que somam mais de três milhões de seguidores na rede social Instagram, num encontro que pretende tornar-se “icónico à escala global”.

Em declarações à Lusa, Luis Otávio Costa, @kitato naquela rede social e que faz parte do coletivo ‘Crafted’, organizador do evento Braga Timetravel, explicou que, entre sexta-feira e domingo, Braga vai ser vista pela ótica “dos mais influentes” ‘instagramers’ da atualidade, vindos dos “quatro cantos do mundo” (Alemanha, França, Malásia, Turquia, Brasil, Hong Kong e Rússia).

O objetivo do encontro, uma ação promovida pela Câmara Municipal de Braga, pela Associação Comercial de Braga e pela plataforma visitbraga.travel, é “mostrar a dupla faceta” da capital do Minho, passado e futuro.

“O grupo vai visitar alguns dos sítios mais conhecidos da cidade, momentos e edifícios emblemáticos, mas o objetivo é também conseguir revelar alguns segredos, recantos que nem os próprios bracarenses conhecem”, explicou @kitato.

O roteiro passará “obviamente pelo Bom Jesus, pelo Santuário do Sameiro, Mosteiro de Tibães, um percurso ligado a todo o passado da cidade, mas inclui sítios como o Theatro Circo, o Estádio Municipal ou o GNRation, exemplos de locais por onde o futuro da cidade vai passar”.

Além do roteiro, os três dias incluem um “momento fotográfico”, o #emptytheatrocirco, “que consiste em fotografar um espaço que abre portas apenas para um grupo restrito de fotógrafos criativos”, além da visita a locais “únicos da cidade e até fora de circuito”, como uma fábrica de sinos e a uma outra de velas.

Luís Octávio Costa destacou que este evento colocará Braga “aos olhos de uma população que, se calhar, de outra forma nunca a iria conhecer”.

Por isso, revelou, “o objetivo é que este evento se torne icónico à escala global”.

Mais do que “uns tipos que tiram umas fotografias engraçadas”, os ‘instagramers’ são “os novos influenciadores, mas que usam a imagem pura, sem grande texto ou opinião, que mostram através dos seus olhos aquilo que vêm”, disse.

Os três membros nacionais, que além de @kitato junta @joao.bernardino e @_bornfreee, encaram o evento como uma “missão” que lhes foi confiada depois do primeiro evento do género, o Insta Viana, em janeiro.

“O Insta Viana foi já grande, mas este queremos que seja ainda maior e essa certeza já temos pelo leque de participantes escolhidos para o evento”, garantiu.

Aos três portugueses vão-se juntar @cesinha, @marcelonava (Brasil), @sezgiolgac (Turquia), @rambler15 (Hong Kong), @smallcrazy (Malásia), @thomas_k (Alemanha), @vutheara, @misscoolpics (França), e @stillsonmymind (Rússia).

Anúncio

Braga

Duas mulheres feridas após queda em escada rolante do BragaShopping

Vítimas com cerca de 80 anos

em

Foto: O MINHO (Arquivo)

Duas idosas, com cerca de 80 anos, foram socorridas, esta quarta-feira, no BragaShopping, depois de uma queda numa escada rolante daquele complexo comercial.

Segundo disse a O MINHO fonte dos bombeiros, a queda ocorreu cerca das 15:00 horas, na escada que serve a entrada da Rua de Santo André.

De acordo com a mesma fonte, uma das mulheres terá caído, arrastando uma segunda vítima. Os ferimentos foram ligeiros.

Fonte do BragaShopping disse a O MINHO que as escadas “estavam a funcionar” na altura da queda, mas que foram imediatamente desativadas.

No local estiveram os Bombeiros Voluntários de Braga, transportando as vítimas para o hospital local.

(Notícia atualizada com a informação de que as escadas estavam ativas no momento da queda, ao contrário do veículado inicialmente)

Continuar a ler

Braga

Condutor detido por atropelar casal no fim do Braga-Sporting

Episódio ocorreu no final do jogo entre o SC Braga e o Sporting

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO (Arquivo)

A PSP deteve na noite de terça-feira, em Braga, um condutor de 39 anos suspeito de atropelar um casal e de tentar atropelar um polícia, anunciou, esta quarta-feira, aquela força.

Em comunicado, a PSP refere que os factos se registaram pelas 23:00, no final do jogo de futebol entre o SC Braga e o Sporting de Clube de Portugal, para a Taça da Liga.

A PSP diz que um elemento policial que se encontrava a regularizar o trânsito teve conhecimento que um casal tinha sido vítima de um atropelamento e que o condutor da viatura se tentou colocar em fuga.

O agente deu ordem de paragem ao condutor do veículo e este, além de não ter obedecido, “ainda o tentou atropelar”.

O suspeito foi detido e recusou-se a efetuar o teste do álcool.

Foi notificado para comparecer no Tribunal Judicial da Comarca de Braga.

Continuar a ler

Braga

Bracarense detido na Galiza com duas mil doses de ‘coca’ escondidas no carro

Crime

em

Foto: Guardia Civil

Um bracarense, de 32 anos, foi detido na Galiza, nesta terça-feira, pela Guardia Civil, por suspeitas de ser autor de um crime contra a segurança pública, nomeadamente o transporte de droga, anunciou a policia espanhola.

O homem foi detido na Autoestrada do Atlântico, que liga Portugal ao norte da Galiza, mais concretamente em Vilaboa, Pontevedra, quando seguia no sentido Portugal-Vigo.

Em comunicado, aquela força policial dá conta de uma “atitude suspeita” do condutor quando parado numa operação de fiscalização da Guardia, provocando uma “fiscalização a fundo” da viatura.

“Foram encontrados vários invólucros escondidos no carro que continham pouco mais de duas mil doses de cocaína”, refere aquela autoridade.

O homem, residente em Braga, foi detido e presente ao tribunal de Cangas.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

PASSATEMPO

ÚLTIMAS

Reportagens da Semana

Populares