Seguir o O MINHO

Guimarães

Instituto de Design de Guimarães recebe lançamento do projeto “Wear Sustain”

em

Foto: Divulgação

A apresentação do projeto “Wear Sustain” terá lugar no Instituto de Design de Guimarães nos dias 6 e 7 de dezembro, fruto da cooperação entre o Município de Guimarães, através da Divisão de Desenvolvimento Económico, e a IrRADIARE, Science for evolution®, e em sintonia com o projeto Wear Horizonte 2020.

“Wear Sustain” é o nome do projeto que visa reunir artistas, designers e profissionais da indústria têxtil com profissionais da área da engenharia e tecnologia para, em parceria, desenvolverem a próxima geração de vestuário e têxteis inteligentes. O objetivo é o desenvolvimento de soluções que aliem a estética, a ética e a responsabilidade social à componente tecnológica.

O projeto “Wear Sustain” será apresentado durante a sessão, seguindo-se um enquadramento da realidade, atividade e importância da indústria têxtil em Guimarães. O evento contará ainda com sessões de cocriação, trabalho e desenvolvimento de ideias entre os participantes. Neste projeto, os candidatos podem participar individualmente ou em equipa. As inscrições terminam em 15 de janeiro de 2018. Cada uma das 48 equipas selecionadas poderão receber 50 mil euros para desenvolver o seu protótipo, que terá a possibilidade de ser exibido em final de 2018.

A apresentação do programa dividir-se-á pelos dois dias, 6 e 7 de dezembro. As comunicações dos oradores convidados acontecem no dia 6, quarta-feira, e as demonstrações com materiais terão lugar no dia 7, quinta-feira. A participação no evento é gratuita e está aberta a artistas, designers, profissionais da indústria têxtil, especialistas em engenharia e tecnologia, ou outras profissões ligadas à temática em causa. A inscrição é obrigatória e pode ser feita online.

Anúncio

Guimarães

Filho confirma que cadáver encontrado em Guimarães é de eletricista desaparecido há 2 semanas

No rio Ave

em

Foto: DR

O filho de um homem de 63 anos, de Guimarães, desaparecido desde 08 de janeiro confirmou, numa publicação no Facebook, que o cadáver hoje encontrado no rio Ave é do seu pai.

O corpo foi encontrado pelas 11:00, na freguesia de Barco, Guimarães.

A Polícia Judiciária esteve a fazer perícias ao cadáver no local, onde esteve também o filho do homem desaparecido.

O corpo foi removido ao início da tarde para o Instituto de Medicina Legal de Guimarães, para autópsia.

As autoridades ainda não confirmarm oficialmente a identidade da vítima.

Um homem de 63 anos, de Creixomil, Guimarães, estava desaparecido desde 08 de janeiro. Saiu de casa na noite desse dia, de carro, alegadamente para visitar um cliente em Caldas das Taipas, e desde então nunca mais foi visto.

O telemóvel foi entretanto encontrado, mas o carro ainda não.

As autoridades chegaram a promover buscas no rio Ave, mas sem sucesso. A Polícia Judiciária continua a investigar o caso.

Continuar a ler

Guimarães

Encontrado cadáver no rio Ave em Guimarães

Em Barco

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO (Arquivo)

O cadáver de um homem foi hoje encontrado num rio na freguesia de Barco, Guimarães, estando as autoridades a efetuar diligências para apurar se se trata da pessoa que está desaparecida desde 08 de janeiro, disse fonte dos bombeiros.

Segundo a fonte, o alerta para “um corpo a boiar no rio” foi dado cerca das 11:00.

Um homem de 63 anos, de Creixomil, em Guimarães, distrito de Braga, está desaparecido desde o dia 08 de janeiro.

Saiu de casa na noite desse dia, de carro, alegadamente para visitar um cliente em Caldas das Taipas, e desde então nunca mais foi visto.

Entretanto, o telemóvel do desaparecido foi, mas o carro ainda não.

Continuar a ler

Guimarães

Homem de 35 anos em estado grave após colisão em Guimarães

Em Creixomil

em

Um homem, com 35 anos, sofreu ferimentos graves na sequência de uma colisão frontal, ao início da noite deste domingo, na cidade de Guimarães.

A colisão ocorreu na Rua da Pisca, em Creixomil, provocando ainda ferimentos ligeiros num outro interveniente, um homem com 67 anos.

“Houve necessidade de desencarcerar a vítima mais nova”, disse a O MINHO fonte dos bombeiros.

No local, estiveram os Bombeiros de Guimarães com três viaturas e oito operacionais.

A equipa médica da VMER de Guimarães fez acompanhamento clínico do ferido grave até ao hospital local, para onde ambas as vítimas foram transportadas.

A PSP registou a ocorrência.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

PASSATEMPO

ÚLTIMAS

Reportagens da Semana

Populares