Instabilidade atinge “maior severidade” na sexta-feira. Aviso amarelo para o Minho já foi prolongado

Vem aí chuva forte, trovoada e granizo
Instabilidade atinge "maior severidade" na sexta-feira. Aviso amarelo para o minho já foi prolongado
Fonte: Windy.com

A instabilidade meteorológica fará sentir com “maior severidade” na próxima sexta-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que já prolongou os avisos amarelos emitidos para os distritos de Braga e Viana do Castelo devido à chuva forte, trovoada e granizo.

Como O MINHO noticiou, o IPMA colocou o Minho sob aviso amarelo entre as 12:00 e as 21:00 de amanhã, quinta-feira, mas entretanto já os prolongou para sexta-feira, entre as 09:00 e as 21:00.

Se na quinta-feira, os aviso meteorológicos são para os distritos do Norte, na sexta-feira estendem-se a praticamente todo o território continental, com exceção de Faro.

Em comunicado, o IPMA prevê que, a partir da tarde de hoje, “um agravamento do estado do tempo em Portugal continental, com ocorrência de precipitação por vezes forte, de granizo e acompanhada de trovoada”.

“Esta situação de instabilidade deve-se à ação de uma depressão, com expressão em altitude, centrada a oeste da Península Ibérica, deslocando-se para nordeste a partir do dia 29 [sábado], originando assim uma progressiva melhoria do estado do tempo”, explica o IPMA.

Assim, “a partir da tarde de hoje, dia 26, prevê-se a ocorrência de aguaceiros no interior Norte, que poderão ser acompanhados de trovoada, sendo mais prováveis em zonas de montanha”.

Amanhã, quinta-feira, dia 27, “a instabilidade será mais generalizada a partir da tarde no interior das regiões Norte e Centro, podendo a precipitação ser por vezes forte, acompanhada de trovoada, ocasionalmente sob a forma de granizo, e com a possibilidade de localmente ocorrerem rajadas fortes”.

O IPMA adianta que “esta situação irá prolongar-se ao longo de todo o dia de sexta-feira, 28 de junho, estendendo-se a todo o território, sendo este o dia em que se espera maior severidade”.

Segundo os modelos meteorológicos, a região do Minho será atingida com maior intensidade a partir do início da tarde da sexta-feira, sobretudo o distrito de Viana do Castelo.

No sábado, dia 29, “espera-se um desagravamento significativo do estado do tempo, ainda com ocorrência de precipitação, em especial nas regiões Norte e Centro, mas com menor intensidade que nos dias anteriores, não se prevendo precipitação a partir de dia 30 [domingo].

O IPMA avisa ainda para “uma descida de temperatura até dia 29, sábado, com uma gradual recuperação a partir do dia 30 [domingo], acompanhando a melhoria do estado do tempo”.

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Festival que celebra o lobo e as tradições seculares na serra do gerês já tem cartaz

Festival que celebra o lobo e as tradições seculares na serra do Gerês já tem cartaz

Próximo Artigo
Ministra da cultura vai ser ouvida no parlamento sobre património

Ministra da Cultura vai ser ouvida no parlamento sobre património

Artigos Relacionados