Seguir o O MINHO

Ave

Inscrições abertas para a participação de grupos de Guimarães nas “Reisadas 2016”

em

A Câmara Municipal de Guimarães tem abertas as inscrições para a participação de grupos de música vimaranenses na edição 2016 das Reisadas, cuja data foi marcada para o dia 09 de janeiro. O período para a formalização das candidaturas decorre até 27 de novembro, no âmbito da preservação e manutenção das tradições que caracterizam o concelho de Guimarães.

 A realização desta iniciativa destina-se a 10 grupos de música tradicionais e populares sedeados no território vimaranense. Como critérios de participação, apenas é permitida a interpretação de temas alusivos aos Reis, sendo que terão de ter disponibilidade de presença entre as 20h45 e as 23h30, nos locais de atuação a definir entre as cinco “Portas da Villa”: Porta Nossa Senhora da Guia, Porta da Torre Velha, Porta Nova, Porta da Villa e Porta de Santa Luzia.

 Nos termos do regulamento, os grupos interessados em participar nas Reisadas 2016 poderão efetuar as suas inscrições, diretamente, no Balcão Único de Atendimento da Câmara Municipal de Guimarães ou, em alternativa, mediante envio da Ficha de inscrição, devidamente preenchida, para o endereço de e-mail.

 A modalidade do concurso contempla a participação dos grupos num momento durante a tarde, com a atuação em Lares e Estabelecimento Prisional de Guimarães (facultativo), e outro no decurso da noite, pelas 21h00, com os dez grupos participantes distribuídos pelas cinco “Portas da Villa”.

 Após 15 minutos de atuação, iniciam os seus percursos em direção ao Largo da Oliveira, onde cada grupo estará em palco durante 10 minutos. Às 23h00, está programada uma atuação final conjunta. No caso das condições climatéricas serem adversas, o tempo da atuação individual mantém-se, mas o local das Reisadas 2016 passará a ser a Igreja de São Francisco.

Sorteio na tarde do dia 01 de dezembro

Entre os grupos inscritos, a seleção dos participantes será efetuada por sorteio, na presença dos seus representantes, no Palácio Vila Flor, ao início da tarde do dia 01 de dezembro, pelas 14h30.

 A impossibilidade de presença no sorteio de qualquer representante de um grupo inscrito deverá ser comunicada aos Serviços de Cultura da Câmara Municipal de Guimarães, através do endereço de email. Para esta edição das Reisadas será atribuído, a todos os grupos participantes, um prémio de participação no valor de 300 euros.

EM FOCO

Populares