Seguir o O MINHO

Cávado

Iniciativa “O meu Natal é Ecológico” de Esposende deu origem a livro

em

A apresentação do livro “O meu Natal é Ecológico – Histórias de Natal com alma verde” decorreu na terça-feira, no Auditório Municipal de Esposende.

A publicação constitui uma compilação das histórias e das ilustrações que foram distinguidas e premiadas no âmbito da iniciativa promovida pela empresa municipal Esposende Ambiente “O meu Natal é Ecológico”, relativas aos anos 2012 e 2013. Esta edição tem como grande objetivo sensibilizar os mais jovens, bem como a população em geral, para a necessidade de se alterarem efetivamente determinados hábitos na época natalícia, potenciando a adoção de comportamentos que possam contribuir para a sustentabilidade do planeta.

O presidente da Câmara Municipal agradeceu e realçou o contributo de todos quantos estiveram envolvidos neste projeto, nomeadamente o papel da Esposende Ambiente enquanto dinamizadora de atividades de educação ambiental no Município. Benjamim Pereira destacou a importância da sensibilização dos mais jovens e da comunidade sénior para as questões ambientais e frisou a necessidade de todos tomarem consciência do seu papel enquanto consumidores. Referiu igualmente a relevância dos projetos educativos na proteção do Ambiente e o facto de os problemas ambientais, tal como as alterações climáticas, constituírem uma preocupação global, e deu nota positiva do trabalho e esforço realizados pelos governos dos países na COP21, a Conferência do Clima, que decorreu recentemente em Paris – França.

Benjamim Pereira, juntamente com os vereadores António Maranhão Peixoto e Jaqueline Areias e com a presidente do Conselho de Administração da empresa municipal Esposende Ambiente, Alexandra Roeger, procedeu à entrega dos livros aos representantes dos estabelecimentos educativos autores das histórias e ilustrações premiadas, bem como aos jurados que avaliaram os trabalhos.

A sessão contou com a presença dos dez autores das histórias e ilustrações que fazem parte deste livro, nomeadamente o Centro Social da Paróquia de Curvos, a ACARF – Associação Cultural, Artística e Recreativa de Forjães, o Centro Comunitário de Vila Chã, o Centro Social e Cultural de Palmeira de Faro, o Centro Infantil A Gaivota, o Centro Social da Juventude Unida das Marinhas, o Centro Social da Juventude de Mar, o Centro Social da Juventude de Belinho, a APPACDM de Esposende e o Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Fão.

A sessão contou também com um momento cultural protagonizado pelo Grupo de Teatro e Marionetas Mandrágora, que apresentou um espetáculo criativo inspirado na história “A floresta magicalícia”, um dos trabalhos que faz parte do livro. Deste modo, miúdos e graúdos foram alertados para as implicações ambientais das escolhas que cada um faz.

No ano letivo 2012/2013, a Esposende Ambiente lançou o desafio aos estabelecimentos de educação e ensino e IPSS’s concelhios para a criação de uma história original que retratasse aspetos da época natalícia, destacando valores sociais como a partilha, a amizade, a cidadania e a paz, associados a uma forte vertente ambiental. Entre os vários trabalhos apresentados a concurso, os jurados convidados para a avaliação dos mesmos, selecionaram as cinco histórias que, de acordo com os critérios explícitos nas Normas de Participação, foram consideradas as mais criativas e ambientalmente mais sugestivas. No ano letivo seguinte, as escolas e instituições de solidariedade de Esposende foram convidadas a ilustrar as histórias vencedoras, tendo o júri selecionado as mais originais e que as mais se ajustavam aos objetivos da história.

O resultado final foi agora apresentado, sendo que o livro “O meu Natal é Ecológico – Histórias de Natal com alma verde” será agora entregue aos restantes estabelecimentos de educação e ensino e instituições do concelho.

Populares