Arquivo

Iniciativa Liberal vai propor comissão de inquérito à atuação do SIS no “caso Galamba”

Iniciativa liberal vai propor comissão de inquérito à atuação do sis no "caso galamba"
Rodrigo Saraiva. Foto: Lusa

A Iniciativa Liberal vai propor uma comissão parlamentar de inquérito à atuação do Serviço de Informações de Segurança (SIS) na recuperação do computador do ex-adjunto do ministro João Galamba, anunciou o líder parlamentar do partido.

Numa declaração política no parlamento, Rodrigo Saraiva considerou que “há ainda questões por esclarecer” sobre este caso, apesar das “declarações públicas já dadas e comunicados” feitos por membros do Governo, responsáveis de forças de segurança ou pelo Conselho de Fiscalização do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP).

“Como atuou efetivamente o SIS? Foi por iniciativa própria? E de onde e quem partiu essa ordem se não foi por iniciativa própria? São questões essenciais”, afirmou.

O líder parlamentar da IL sublinhou que, no dia em que se soube dos acontecimentos, o seu partido “submeteu formalmente perguntas” ao primeiro-ministro, e houve vários partidos que requereram audições ao diretor do SIS e à secretária-geral do SIRP.

“Outras audições irão ocorrer deveriam trazer informações sobre o sucedido. Mas já se percebeu que não irá haver clarificação das perguntas que coloquei há poucos segundos atrás”, considerou.

Rodrigo Saraiva frisou que a atuação dos serviços de informações, e a “utilização desses mesmos serviços de forma indevida e fora do quadro legal”, é um tema “demasiado sensível”.

“Tão sensível que justifica a constituição de uma comissão de inquérito parlamentar nesta casa, cuja proposta a Iniciativa Liberal irá apresentar”, anunciou.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Nem a chuva demove a fé. As 89 cruzes das paróquias de barcelos voltaram a sair em procissão

Nem a chuva demove a fé. As 89 cruzes das paróquias de Barcelos voltaram a sair em procissão

Próximo Artigo
No meio do turbilhão político, costa marca encontro em barcelos para dezembro de 2024

No meio do turbilhão político, Costa marca encontro em Barcelos para dezembro de 2024

Artigos Relacionados