Iniciativa Liberal quer acabar com “ambiente de medo” na política em Vila Verde

Jorge Eiras tomou posse como coordenador do núcleo territorial do partido
Iniciativa liberal quer acabar com "ambiente de medo" na política em vila verde
Foto: IL/Vila Verde

Jorge Eiras, que é o candidato à Câmara de Vila Verde, tomou posse, no sábado, como coordenador do Núcleo Territorial de Vila Verde da Iniciativa Liberal (IL), e pretende acabar com o “ambiente de medo” que paira no concelho relativamente à participação cívica.

Na cerimónia de tomada de posse, Jorge Eiras fez um discurso marcado pelo apelo à participação cívica e à liberdade política. Lançou ainda duras críticas ao domínio prolongado do PSD no concelho e assumiu o compromisso de abrir espaço a uma alternativa “moderna, transparente e centrada nas pessoas”.

“Vivemos num concelho marcado por 28 anos de hegemonia de um único partido – o PSD. Uma hegemonia que, longe de significar estabilidade ou progresso, é sinónimo de imobilismo, compadrio e medo”, afirmou Jorge Eiras no discurso de posse, citado em comunicado enviado às redações.

A nota acrescenta que a mensagem é “clara”: “Há em Vila Verde um ambiente de medo que inibe a liberdade política e desincentiva a participação ativa dos cidadãos”.

“Medo de pensar diferente. Medo de falar. Medo de participar. Medo de se associar a uma força política que não seja a ‘força do costume’”, denunciou o dirigente da IL.

Jorge Eiras garante que a Iniciativa Liberal está em Vila Verde “para criar espaço – espaço para o mérito, para o debate, para a participação cívica, para uma nova forma de trabalhar, com um modelo mais competente e mais transparente”.

Rejeita o funcionamento tradicional dos partidos locais e propõe um núcleo voltado para a escuta ativa dos cidadãos.

“Queremos um núcleo que ouve as pessoas, os empresários, os jovens, os agricultores, os trabalhadores, os que cá ficaram e os que foram obrigados a sair. Um núcleo que pergunta, que ouve e que age”, disse.

Entre as prioridades da futura coordenação liberal estão o “combate ao clientelismo, o incentivo à participação cívica e a aposta num modelo de governação local assente na liberdade individual, na criação de riqueza e na transparência”.

“Vamos combater o clientelismo com transparência. Vamos responder ao desinteresse com propostas concretas. Vamos transformar o ‘sempre foi assim’ em ‘a partir de agora, pode ser diferente’”, vincou.

Apesar de reconhecer que “não será fácil” mudar uma cultura política enraizada há quase três décadas, Jorge Eiras acredita que o momento da viragem chegou e lança um apelo direto aos vilaverdenses: “Há cada vez mais pessoas que anseiam por mudança, por justiça, por uma nova forma de fazer política em Vila Verde. A essas pessoas, deixo um apelo: não fiquem à margem. Juntem-se a nós. Participem. A liberdade começa quando deixamos de ter medo de sermos livres”:

O comunicado sublinha ainda que a candidatura de Jorge Eiras marca o “início de uma nova etapa da Iniciativa Liberal em Vila Verde, que pretende afirmar-se como alternativa concreta e mobilizadora, rompendo com o passado e construindo uma nova visão para o concelho”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Esta aldeia do parque nacional da peneda-gerês tem o 'inferno' à porta

Esta aldeia do Parque Nacional da Peneda-Gerês tem o 'inferno' à porta

Próximo Artigo
Vitória apresenta plantel de 29 jogadores (com nove reforços)

Vitória apresenta plantel de 29 jogadores (com nove reforços)

Artigos Relacionados