Seguir o O MINHO

Braga

Iniciativa Liberal promove manifestação em frente ao Hospital de Braga

Contra o encerramento das urgências de obstetrícia

em

Foto: DR / Arquivo

A Iniciativa Liberal está a convocar uma manifestação em frente ao Hospital de Braga, na sexta-feira, às 18:00, devido ao encerramento das urgências de obstetrícia.

Em comunicado, o partido adianta que na iniciativa vai estar presente o deputado eleito pelo círculo de Braga, Rui Rocha.

A Iniciativa Liberal salienta que “pretende transmitir uma mensagem de sensibilização que visa o caos instalado no Serviço Nacional de Saúde (SNS), que tem resultado, neste caso, num encerramento consecutivo do serviço de urgências nas áreas de ginecologia e obstetrícia no Hospital de Braga, obrigando as grávidas da região a deslocar-se para outras unidades hospitalares do país”.

Como O MINHO tem noticiado, nas últimas duas semanas, o Serviço de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Braga já encerrou cinco vezes por períodos de 24 horas. Os encerramentos devem-se à impossibilidade de se completarem as necessárias escalas de trabalho.

“A Iniciativa Liberal tem manifestado publicamente a sua crescente preocupação desde a mudança da gestão do Hospital de Braga, num regime de Parceria Público-Privada (PPP) para um modelo exclusivamente público, alteração essa que tem provocado graves prejuízos para os cidadãos. Esses prejuízos podem ser facilmente verificados nas últimas semanas, com a impossibilidade do Hospital em completar escalas de serviço que tem, por consequência, resultado na saída de ainda mais profissionais de saúde nesta entidade”, lê-se no comunicado.

E conclui: “A Iniciativa Liberal de Braga pretende que toda a população, sem exceção, tenha direito a resposta às suas necessidades e aos seus direitos fundamentais. Quando os utentes lidam com a imprevisibilidade e as incertezas de um SNS que entrou em rutura, esses direitos ficam fundamentalmente em causa”.

Populares