Seguir o O MINHO

Região

Iniciadas obras do troço Nine-Viana da linha do Minho no valor de 28,5 milhões

em

A modernização e eletrificação do troço Nine – Viana do Castelo da linha do Minho vai avançar a partir de quarta-feira, num investimento de 28,5 milhões de euros, informou hoje a Infraestruturas de Portugal.

Em comunicado, a empresa salientou que “a empreitada de eletrificação daquele troço, com 43,6 quilómetros, entre Nine (Famalicão) e Viana do Castelo, tem um valor de cerca de 16 milhões de euros e está integrada no Plano de Investimentos Ferroviários 2020, aprovado e apresentado pelo governo em fevereiro último”.

De acordo com a Infraestruturas de Portugal (IP) a assinatura do contrato de início dos trabalhos vai ter lugar, na quarta-feira, cerca das 12:10, na estação ferroviária de Viana do Castelo, presidida pelo ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.

Nesta ocasião, adiantou a IP, “serão igualmente assinados os autos de início dos trabalhos para as empreitadas de conceção/construção da subestação de Tração de Vila Fria, com um valor de 3,7 milhões de euros, e de conceção, construção e manutenção do sistema de sinalização do troço Nine/ Valença, no valor de 8,8 milhões de euros.

“A empreitada contempla igualmente a construção de estações técnicas em Midões e Barroselas para permitir o cruzamento de comboios de 750 metros, a alteração de ‘layout’ das estações de Barcelos, Barroselas, Darque e Viana do Castelo e o rebaixamento da via sob algumas Passagens Superiores existentes e a impermeabilização dos túneis de S. Miguel da Carreira, Tamel e Santa Lucrécia“, explicou a empresa na nota hoje enviada à imprensa.

A IP acrescentou que “ao longo do troço a intervencionar será realizado o alteamento e prolongamento de plataformas de acesso nas Estações e apeadeiros, com vista à adequação e melhoria das condições de exploração e de prestação do serviço ferroviário”.

A Linha do Minho integra o corredor Eixo Atlântico e a concretização do projeto de modernização reveste-se de “extrema importância na ligação da rede ferroviária nacional a Espanha, contribuindo para o aumento da capacidade exportadora de mercadorias da economia nacional”.

 

logo Facebook Fique a par das Notícias da Linha do Minho. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Populares