Um incêndio na União de Freguesias de Briteiros Santo Estevão e Donim, que deflagrou por volta das 22:30 desta segunda-feira, estava a ser combatido por 27 operacionais dos bombeiros, apoiados por sete meios terrestres, indicavam os registos da Autoridade Nacional de Proteção Civl (ANPC), cerca das 0:30.
Segundo acrescenta o Jornal de Notícias na sua edição online, as chamas estão descontroladas e o vento está a dificultar os trabalhos, sendo que o fogo já terá atingido a Citânia de Briteiros.
Diz ainda o Mais Guimarães, baseado em fonte próxima dos Bombeiros de Caldas das Taipas, que o incêndio estará ainda longe de estar controlado.
O “acentuado aumento da intensidade do vento” e as temperaturas altas pouco habitauis nesta época levaram a ANPC a emitir nesta segunda-feira, 25 de março de 2019, um aviso à população sobre o perigo de incêndio rural.
A ANPC avisa que o cenário meteorológico “traduz-se num aumento dos índices de risco de incêndio entre segunda e quarta-feira, com condições favoráveis à rápida propagação de incêndios em todo o território continental”, com níveis de risco “Elevado” e “muito Elevado”.
(em atualização)