Um incêndio que deflagrou esta manhã numa vacaria em Outiz, Famalicão, provocou a morte de algumas vacas e destruiu parte daquelas instalações agrícolas, situadas à face da estrada que liga Outiz ao Louro.
Ao que apurou O MINHO no local, o alerta terá sido dado pouco depois das 06:00 horas, notando-se uma coluna de fumo vista a alguns quilómetros de distância. A ajuda inicial chegou pouco depois das 06:15, com equipas dos bombeiros de Famalicão, os Famalicenses e também de Viatodos, com mais de cinco camiões de combate a incêndios.
Na rua, Comendador Costa e Sá, a principal da freguesia, servindo a empresa Porminho, a Igreja Paroquial e a Junta de Freguesia, paralela à via ciclo-pedonal Famalicão-Póvoa de Varzim, era possível ver-se os bombeiros e os proprietários a deslocar gado de dentro da vacaria para um campo ao lado, mas alguns dos animais já teriam perdido a vida no incêndio, apurou O MINHO.
Pelas 06:25 chegava também a GNR para cortar parcialmente a via para os trabalhos das equipas de emergência, e mais reforços dos bombeiros, um autotanque e uma ambulância, somando 30 operacionais e 12 veículos no teatro de operações, de acordo com dados disponibilizados pela Proteção Civil.
Por essa hora, populares que madrugaram e faziam o percurso da ciclovia iam parando, conforme chovia cinzas e se ia ouvindo os lamentos do gado sobrevivente.
Os vizinhos, preocupados, também iam acorrendo, depois de ouvirem a sirene dos carros de bombeiros e também o próprio gado em sofrimento. Um deles disse-nos que foi à casa do proprietário mas que este já se encontrava no local a retirar as vacas.










Fotos: Fernando André Silva / O MINHO
O incêndio foi dado como dominado por volta das 07:00 horas, indicou a O MINHO o Comando Sub-regional do Ave da Proteção Civil.
A origem do incêndio ainda não é conhecida.
A GNR registou a ocorrência.
Notícia atualizada às 07h44 com mais informação.