Seguir o O MINHO
[the_ad id='438601']

Braga

Incêndio em Vila Verde está extinto. Consumiu 40 hectares

Incêndio florestal

em

Foto: Fernando André Silva / O MINHO

O incêndio que deflagrou ao início da noite no lugar de Boivivo, em S. Pedro (Vade), concelho de Ponte de Barca, mas que depressa ‘virou’ para o concelho de Vila Verde ficou extinto por volta das 05:00 horas desta madrugada, disse a O MINHO fonte dos bombeiros.

Segundo Luís Morais, 2.º comandante dos Bombeiros de Vila Verde, as chamas consumiram cerca de 40 hectares de mato numa das encostas da freguesia de Aboim da Nóbrega, nos lugares da Chão e de Cabo.

“Decidimos agarrar o incêndio num caminho, evitando que alastrasse mais, conseguindo assim dar o fogo como extinto já perto do início da dia”, disse o responsável pelas operações no terreno.

Foto: Fernando André Silva / O MINHO

Foto: Fernando André Silva / O MINHO

Foto: Fernando André Silva / O MINHO

Foto: Fernando André Silva / O MINHO

Foto: Fernando André Silva / O MINHO

O elevado desnível do terreno, a mais de 500 metros de altura, aliado com um forte vento que se fez sentir na zona serrana, durante a noite, dificultou os trabalhos no terreno, com o fogo a chegar a ter uma frente de considerável dimensão.

Um abrigo de animais acabou por ser evacuado, após ordem do comandante, por existir risco do incêndio destruir aquela instalação que possuía sobretudo galinhas.

“Foi um trabalho muito duro mas os bombeiros estão de parabéns, pois conseguimos dominar o fogo e não chegou a ameaçar habitações nem houve necessidade de evacuar ninguém”, disse Luís Morais.

Segundo informações recolhidas pelo CDOS de Braga, no terreno estiveram mais de 60 operacionais e 20 viaturas de várias corporações dos distritos de Braga e Viana, como foi o caso de Famalicenses, Fão, Barcelinhos e Taipas.

A GNR de Vila Verde também esteve no local.

EM FOCO

Populares