Incêndio em Ponte da Barca: “Se tudo correr como tem estado a decorrer, nas próximas horas teremos boas notícias”

Comandante da Proteção Civil
Incêndio em ponte da barca: "se tudo correr como tem estado a decorrer, nas próximas horas teremos boas notícias”
Foto: Ivo Borges / O MINHO / Arquivo

Os trabalhos de combate ao incêndio que há uma semana lavra em Ponte da Barca decorrem favoravelmente e poderá haver boas notícias nas próximas horas, revelou o comandante da proteção civil Elísio Oliveira.

“Os trabalhos estão a decorrer favoravelmente. Acreditamos que se tudo correr como tem estado a decorrer até agora, nas próximas horas teremos boas notícias”, disse no ponto da situação às 10:00.

Alertando que o “incêndio mantém-se ativo” e que o final da manhã normalmente traz “uma entrada de vento que pode provocar reativações em locais” onde estão atualmente “a trabalhar na consolidação do rescaldo”, tratando-se de pontos criativos não há “a garantia de que o incêndio não vai sair do perímetro já atingido”, disse.

“Elísio Oliveira precisou que só quando houver “a garantia de que o incêndio não passará para novas áreas”, será dado “como dominado”.

E prosseguiu: “isto é um combate muito injusto. Apesar de todo o trabalho feito por todos os operacionais das diferentes entidades, sejam os bombeiros, que são o principal agente e têm feito um trabalho extenuante no teatro de operações, acompanhado por elementos do ICNF [Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas], das equipas de sapadores florestais, por elementos da GNR (…) bastará uma rotação do vento em locais onde não é visível a chama e ele [o incêndio] irá fazer arranques que podem comprometer toda esta operação”.

Sobre ferimentos sofridos no teatro de operações, o comandante relatou que na sexta-feira houve “duas situações, um elemento do ICNF que sofreu uma queda e foi transportado ao hospital, um ferido ligeiro com traumatismo no membro superior, e outra situação de um acidente que recusou o transporte ao hospital. Portanto, nenhuma situação grave”.

Elísio Oliveira revelou ainda estarem envolvidos nas operações “dois helicópteros ligeiros” e que irá “entrar um helicóptero bombardeiro pesado e duas parelhas de aviões bombardeiros (…), mais um helicóptero de coordenação”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Jovem motorista de vila do conde morre atropelado ao trocar pneu na a13

Jovem motorista de Vila do Conde morre atropelado ao trocar pneu na A13

Próximo Artigo
Detidas 36 pessoas em flagrante este ano pelo crime de fogo florestal. Quatro no distrito de braga

Detidas 36 pessoas em flagrante este ano pelo crime de fogo florestal. Quatro no distrito de Braga

Artigos Relacionados