Um incêndio urbano provocou, esta tarde de sábado, vários estragos num prédio localizado no centro de Amares, deixando ainda um bombeiro ferido e duas famílias desalojadas.
Fonte da Proteção Civil adiantou a O MINHO que um bombeiro sofreu cortes provocados por um vidro e foi assistido no Hospital de Braga com “ferimentos leves”.
No local do incêndio, junto ao quartel dos bombeiros, Domingos Ferreira, comandante dos Bombeiros de Amares e comandante das operações de socorro disse a O MINHO que o fogo terá tido início na varanda de baixo dos dois apartamentos atingidos.
O responsável explicou que os moradores não se encontravam em casa e que foi necessário evacuar os apartamentos vizinhos onde, aí sim, se encontravam pessoas.
Sobre a intervenção ter evitado males maiores, como a propagação para todo o edifício, o comandante disse que “a primeira intervenção foi rápida” e que todo o piquete foi rapidamente ajudar.
“Como se pode ver exteriormente é um bocado feio, mas fomos verificar o interior, o dano está lá, mas resumiu-se à sala de jantar e às varandas, não ultrapassou para o interior, a não ser o fumo”, disse a O MINHO.
Segundo a Proteção Civil municipal, os moradores vão ser realojados em casa de familiares.
A causa do incêndio está entregue à GNR que vai investigar a origem.
Estiveram no local 33 operacionais dos Bombeiros de Amares, Vila Verde e Braga, além de quatro militares da GNR e os serviços municipais da Proteção Civil.