Seguir o O MINHO

Braga

Incêndio que começou em Espanha ameaça complexo histórico na serra do Gerês

Terras de Bouro

em

Foto: DR

Um incêndio florestal está a lavrar em território espanhol, junto ao conhecido complexo mineiro abandonado nas Minas de Carris, na serra do Gerês, situadas em Terras de Bouro, disse a O MINHO fonte do CDOS.

Segundo o comandate dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro, José Amaro, o incêndio lavra desde manhã em território espanhol, mas prepara-se para entrar na zona portuguesa.

“Temos 33 operacionais e nove viaturas pre-posicionadas para combater as chamas do lado de cá, para evitar que chegue ao complexo das minas”, acrescentou.

As Minas dos Carris são um complexo mineiro abandonado na Serra do Gerês e incluído no interior da área do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Era constituído por três concessões mineiras: Salto do Lobo, Corga das Negras n.º 1 e Lamalonga n.º 1.

A primeira vez que o complexo foi explorado remonta a 1941 e durou até ao final da II Guerra Mundial. Seguiu-se um período que corresponde à Guerra da Coreia (1950-1953), tendo tido uma última fase de exploração, menos intensa, nos anos 1970.

EM FOCO

Populares