A chuva forte que se tem feito sentir levou a que a Barragem do Alto Lindoso, no rio Lima, no concelho de Ponte da Barca, voltasse a fazer descargas.
O momento foi registado em vídeo pela popular página de meteorologia Meteo Trás os Montes, este sábado, e mostram a impressionante força da água.
Noutro vídeo também partilhado este sábado, é possível ver a albufeira do Lindoso com a cota bem alta, longe dos cenários de seca que deixaram a aldeia galega de Aceredo a descoberto.
Como O MINHO noticiou, é com base nas previsões meteorológicas que a Agência Portuguesa do Ambiente comunica às barragens a necessidade de libertar água, e em que níveis, para garantir capacidade de encaixe.
“Sempre que temos informação de que vamos ter um pico de precipitação, procuramos baixar (o nível da água) na barragem para que, quando a chuva se transformar em caudais que vão afluir à barragem, seja possível guardar essa água”, acrescentou José Pimenta Machado, vice-presidente da APA, explicando que, sempre que o caudal é excessivo, a APA alerta antecipadamente a Proteção Civil para o risco de cheia.
Foi precisamente esse o trabalho que foi feito, por exemplo, na antecipação do mau tempo do início do mês e que já está em curso em articulação com a barragem do Alto Lindoso, no concelho de Ponte da Barca, face às previsões de chuva para os dias seguintes.
Apesar desse esforço, o vice-presidente da APA considerou, numa apresentação a 22 de dezembro, que a monitorização e gestão dos recursos hídricos feitas pela agência não são suficientes para responder às cheias, e defende mais planeamento e melhor ordenamento do território.