Seguir o O MINHO

Braga

Imagens incríveis de relâmpago e arco-íris captadas hoje em Braga

Meteorologia

em

A instabilidade meteorológica que está a afetar parte do território de Portugal continental está a provocar fenómenos como este: relâmpagos em simultâneo com um arco-íris. Estas incríveis imagens foram captadas, esta terça-feira, perto das 21:00, a partir de Pedralva, em Braga.

Mas, para além destes fenómenos, o mau tempo também está a gerar um maior volume de ocorrências. Segundo a Proteção Civil, em Braga já foi registada uma queda de árvore (em Ferreiros/Gondizalves) e uma queda de elementos de construção em estruturas edificadas (São Vítor).

Também em Guimarães houve uma queda de árvore em Creixomil.

Estas ocorrências aconteceram por volta das 21:00.

Antes, o mau tempo já se tinha feito sentir em Celorico e Cabeceiras de Basto também com queda de árvores.

Os distritos de Braga e Viana do Castelo estão desde as 12:00 desta terça-feira sob aviso laranja devido à previsão de trovoadas e possibilidade de rajadas de vento, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado.

Segundo o IPMA, até quarta-feira, o estado do tempo em Portugal continental está a ser “influenciado por uma depressão fria nos níveis altos da atmosfera, associada nos níveis baixos, a um vale invertido que vai desde o norte de África até à Península Ibérica, e que transporta sobre o território, uma massa de ar com características tropicais”.

Por isso, está previsto para os próximos dias uma situação de instabilidade potencialmente severa, especialmente sobre as regiões Norte, Centro e Alto Alentejo, onde localmente ocorrerão aguaceiros fortes, de granizo e acompanhados de trovoadas e rajadas fortes.

A Proteção Civil de Braga apelou à população para “tomar as devidas medidas de precaução” face ao agravamento as condições meteorológicas dos próximos dias.

Populares