Seguir o O MINHO

Ave

Iluminação pública em Guimarães será 100% LED dentro de dois anos

em

Câmara de Guimarães começou a mudar iluminação pública para tecnologia LED. Remodelação contempla todo o concelho. Domingos Bragança quer alterar rede de luz pública num espaço de dois anos. Processo de transformação está já no terreno. Substituição de 37 mil luminárias representará significativa poupança energética.

 

O Município de Guimarães deu início esta terça-feira, 04 de agosto, à primeira fase da remodelação da rede de iluminação pública no concelho, que passará a utilizar tecnologia LED até ao final de 2017, ano em que será apresentada a candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia 2020.

Iluminacao LED em Guimaraes

Com um investimento global de cerca de 10 milhões de euros, a intenção da Câmara Municipal de Guimarães e da EDP resultará na substituição de 37 mil luminárias em todo o concelho, abrangendo inicialmente o território citadino, seguindo-se as vilas e todas as freguesias do concelho, o que permitirá uma taxa de poupança nos consumos energéticos na ordem dos 60% e uma redução efetiva da percentagem de emissão de dióxido de carbono para a atmosfera.

A seleção dos pontos de luz a instalar tecnologia de díodo emissor de luz (LED) teve em atenção todas as ruas que se encontram dentro da área classificada como Património da Humanidade. Nesse sentido, foram escolhidas colunas de acordo com as características que melhor se enquadram com a envolvente histórica, além de contribuir para um maior conforto visual do espaço público.

Até ao final do próximo mês de setembro, serão substituídas 25 colunas e colocadas 46 luminárias na Av. D. João IV. A Rua Cónego Gaspar Estácio terá 17 novas luminárias, enquanto na Rua Abade Tagilde são alteradas 10 e na Av. Combatentes Grande Guerra serão substituídas 9. Ainda em 2015, proceder-se-á à instalação de luminárias na Avenida José Sampaio (23), Rua Capitão Alfredo Guimarães (16), Rua da Rainha (12), Rua Dr. Joaquim Meira (9), Rua Dr. João Antunes Guimarães (7), Rua Conde D’ Arnoso (7), Praceta Guilherme Faria (7) e rotunda da Rua Dr. Rua José Sampaio (2).

Sempre que a Câmara Municipal de Guimarães efetuar alguma obra no concelho que implique a deslocação ou substituição de colunas de iluminação pública, será adotada a iluminação de tecnologia LED, como já acontece, a título de exemplo, na freguesia de Azurém, com a intervenção que está a ser realizada na entrada nascente da cidade ou como sucederá quando iniciar a segunda fase da obra que ligará o Parque das Hortas ao Largo República do Brasil, conforme adiantado em comunicado.

Populares