Miguel Rocha, 52 anos, professor associado na Universidade do Minho e fundador de duas empresas tecnológicas, é o candidato da Iniciativa Liberal à Junta de São Victor, a maior freguesia do concelho de Braga.
O agora candidato já tinha sido, em 2021, o segundo nome do partido na candidatura à Câmara de Braga e coordenador da elaboração do respetivo programa.
“São Victor é a freguesia mais populosa do Minho, com mais 30 mil habitantes, uma das 15 maiores do Norte de Portugal, com crescimento acelerado da população (10% no último Censos 2021) e da sua diversidade. No seu território, estão situadas importantes instituições e equipamentos como o Hospital de Braga, parte do campus da Universidade do Minho e as suas várias residências, o Instituto de Nanotecnologia, o parque da Rodovia e respetivos equipamentos desportivos, o principal centro comercial da cidade, o Parque das 7 Fontes, bem como importantes escolas básicas e secundárias, vias rodoviárias, áreas residenciais, inúmeros agentes económicos, associações culturais e recreativas, entre outras. Com toda esta dinâmica, a Junta de Freguesia passa quase despercebida, mesmo dos seus próprios cidadãos, com um orçamento quase simbólico e um impacto reduzido na sua ação social, económica, educacional, cultural e recreativa. Esta candidatura pretende colocar a freguesia no seu lugar natural dada a sua dimensão e relevância nas diversas vertentes”, defende Miguel Rocha, citado em comunicado enviado a O MINHO.
O candidato realça ainda que “a Iniciativa Liberal está preparada para assumir um papel de relevo na gestão da freguesia de São Victor e está a ultimar um programa que resulta da análise dos problemas da freguesia”.
“Esta candidatura é composta por uma equipa de mais de 30 cidadãos que vivem e conhecem de perto os problemas da freguesia de São Victor e trazem uma nova energia para os enfrentar com humildade, mas também determinação, e contando com todo o tecido humano, social e económico da freguesia”, acrescenta.
Miguel Rocha tem Licentiatura em Engenharia de Sistemas e Informática (1995), Mestrado (1998) e Doutoramento (2004) em Informática, todos os cursos tirados na Universidade do Minho.
A sua área de especialização é a Inteligência Artificial, onde é docente desde 1998. Foi fundador (2007) e atual Diretor do Mestrado em Bioinformática, sendo responsável do grupo de investigação nesta área no Centro de Engenharia Biológica desde 2014.
Desempenhou vários cargos de gestão na Escola de Engenharia da UM e foi presidente do Conselho de Administração da Associação BioData.pt.
Na sua carreira, tem combinado a atividade académica com a criação de empresas de inovação tecnológica, sendo fundador das ‘startups’ SilicoLife e OmniumAI.