A empresa sueca de mobiliário IKEA subiu o salário de entrada dos trabalhadores de retalho para 1.025 euros, em Portugal, avançou esta segunda-feira a empresa em comunicado.
A IKEA Portugal também irá aumentar o subsídio de alimentação dos trabalhadores para oito euros por dia, complementando o benefício do restaurante a preços reduzidos.
Segundo a empresa também são oferecidos diferentes benefícios, como seguros de vida e de saúde para trabalhadores efetivos, uma extensão dos períodos de licença parental (tanto para mães, como para pais) e o serviço de apoio médico interno e um programa de apoio social de emergência.
A IKEA informa ainda que a partir do próximo ano, os trabalhadores poderão usufruir de um total de 26 dias de férias.
Atualmente, mais de 90% dos trabalhadores da IKEA Portugal têm contratos permanentes, e não existe qualquer disparidade salarial entre homens e mulheres, em funções equivalentes, avançou a empresa.
A IKEA também criou um programa piloto de desenvolvimento de competências para pessoas que se identificam como pertencentes a uma minoria étnica ou cultural, denominado de “EqualUp!,” e atualmente 22% dos participantes deste programa já ocupam posições de liderança na empresa.