Seguir o O MINHO

II Liga

II Liga regressa seis meses depois e com uma mulher na equipa de arbitragem

Futebol

em

Foto: DR / Arquivo

O encontro Estoril Praia-Arouca abre hoje a edição 2020/21 da II Liga de futebol, que regressa seis meses e um dia depois do último encontro do campeonato passado, que não chegou ao fim devido à pandemia covid-19.


O jogo entre Estoril Praia e Arouca está agendado para as 20:00 e vai abrir a primeira jornada da prova, que vai decorrer até segunda-feira, num dia que fica marcado ainda pela estreia de uma mulher árbitro em jogos das ligads profissionais.

A árbitro Vanessa Gomes vai assim estrear-se em jogos profissionais, sendo assistente do árbitro João Malheiro Pinto.

A II Liga foi suspensa por tempo indeterminado em 09 de março passado e, em 30 de abril, não recebeu ‘luz verde’ do Governo para prosseguir, sendo dado como terminada.

Embora ainda sem público nas bancadas, a II Liga vai finalmente regressar, seguindo o exemplo da primeira, que retomou e concluiu o campeonato anterior.

Anúncio

II Liga

II Liga adiada para 13 de setembro, sorteio das competições para de 28 agosto

Anunciou a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP)

em

Foto: DR / Arquivo

O início da II Liga foi adiado para 13 de setembro, enquanto o sorteio da I e II ligas da época 2020/21 passou de 09 para 28 de agosto, anunciou hoje a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

“No seguimento da comunicação enviada pela Federação Portuguesa de Futebol, na passada sexta-feira, dando conta da suspensão da identificação dos dois clubes do Campeonato de Portugal (Vizela e Arouca) para participação nas competições profissionais, e também derivado ao facto de o processo de licenciamento de Cova da Piedade e Casa Pia se encontrar em curso, a Liga Portugal vem dar conta de que o arranque de competição, inicialmente previsto para o dia 22 de agosto, ocorrerá no dia 13 de setembro”, explica a LPFP.

Em curto comunicado, o organismo refere, assim, que o arranque de competição da II Liga, inicialmente previsto para 22 de agosto, ocorrerá em 13 de setembro, “estando ainda o calendário a aguardar a aprovação da FPF”.

Face a estas condicionantes, a entidade que gere o futebol profissional em Portugal refere que o sorteio, inicialmente marcado para 09 de agosto “tem agora como nova data o dia 28 de agosto”.

Continua sem haver data estipulada para o início da I Liga.

Continuar a ler

II Liga

UEFA apoia Académica com 60 mil euros para recuperar infraestruturas

Face aos estragos provocados pelas tempestades na academia do clube

em

Foto: DR / Arquivo

A UEFA vai apoiar com 60 mil euros a Associação Académica de Coimbra/OAF para fazer face aos estragos provocados pelas tempestades na academia do clube, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

“A FPF garantiu através da UEFA um apoio de 60 mil euros para ajudar a Associação Académica de Coimbra/OAF a recuperar a sua academia que sofreu estragos devastadores em resultado do mau tempo que se abateu na região centro, nomeadamente em Coimbra, em dezembro do ano passado”, refere a federação em comunicação.

A UEFA foi sensível aos argumentos da FPF e vai financiar a Académica em 60 mil euros, sendo que 38.840 euros são destinados à substituição dos “dois relvados sintéticos que ficaram muito danificados”.

“Desde a primeira hora que se abateu sobre a Académica esta tragédia que manifestámos junto do clube, na pessoa do seu presidente Pedro Roxo, não apenas a nossa solidariedade mas também o nosso empenho em garantir junto das entidades internacionais o apoio que estas destinam para situações de catástrofes naturais”, referiu Fernando Gomes, presidente da FPF, citado no documento.

O líder da federação salientou que o clube vai poder contar com um “importante contributo financeiro para recuperar as instalações da sua academia”.

Já Pedro Roxo, presidente da Académica, disse estar satisfeito por o clube ter sido contemplado com uma verba do fundo de solidariedade da UEFA.

“A AAC-OAF candidatou-se a este fundo com a parceria da FPF. Esta verba que visa garantir a reabilitação dos relvados da nossa Academia Briosa XXI, que tão fustigados têm sido nos últimos dois anos por tempestades naturais, como foram os casos da Leslie e Elsa”, disse.

O presidente da ‘briosa’ agradeceu a Fernando Gomes pelo seu “papel determinante” na atribuição da verba, realçando a importância das instalações utilizadas pelos jovens.

Continuar a ler

II Liga

Feirense avança para tribunal contra a suspensão definitiva da II Liga

Equipa estava no terceiro lugar da prova

em

Foto: DR / Arquivo

O Feirense vai recorrer aos tribunais para fazer valer os seus direitos relativamente ao cancelamento da II Liga, aprovado em Assembleia-Geral (AG) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), anunciou hoje o clube, em comunicado.

“Face às inúmeras ilegalidades verificadas em todo este processo, a Feirense SAD vê-se obrigada a recorrer aos meios legais ao seu alcance, para fazer valer os seus direitos, infelizmente, fora de campo. A Feirense SAD, os seus profissionais, os seus associados e adeptos sentem-se defraudados e desrespeitados e prometem defender os seus interesses até às últimas consequências”, indica o comunicado do clube.

Segundo o Feirense, a “AG da LPFP não podia ratificar os referidos atos da direção”, por estar pendente um recurso no Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), porque a “suspensão definitiva” de uma competição e a estabilização da sua classificação final é competência exclusiva da AG da LPFP e teria de ser efetuada através de alteração ao Regulamento das Competições e “porque a ratificação não sana o vício insanável de violação de lei das deliberações que ratificou”.

Em comunicado, o emblema de Santa Maria da Feira assinala ainda que o recurso sobre esta matéria, que apresentou em 29 de maio junto do CJ da FPF, só foi hoje aceite por este órgão, conferindo efeito suspensivo às decisões da direção da LPFP.

Em contrapartida, e ainda segundo o Feirense, o apelo do Cova da Piedade deu entrada em 22 de maio, aceitado dois dias depois e julgado no passado dia 03 de junho.

“Tomamos a devida nota”, conclui o clube.

Depois da suspensão em 12 de março, devido à pandemia de covid-19, a II Liga foi excluída do plano de confinamento do Governo, que permitiu apenas a conclusão do principal escalão e da Taça da Portugal, sem público nas bancadas.

Em 05 de maio, a direção da LPFP aprovou a conclusão definitiva da II Liga, promovendo Nacional e Farense à I Liga e despromovendo Cova da Piedade e Casa Pia ao Campeonato de Portugal, decisões que foram aprovadas na segunda-feira, em AG do organismo.

Depois de disputadas 24 das 34 jornadas previstas, o Nacional comandava a prova, com 50 pontos, o Farense era segundo, com 48, enquanto o Feirense, depois de seis vitórias consecutivas e 11 jogos sem perder, era terceiro, com 42.

Continuar a ler

Populares