Seguir o O MINHO

Região

Igrejas fechadas, cruzes nas portas e missas no Facebook: O Domingo de Ramos no Minho

Covid-19

em

Foto: Divulgação

As limitações impostas pela nova pandemia de covid-19 levaram os fieis e religiosos católicos a celebrarem o Domingo de Ramos, primeiro grande evento das celebrações pascais, de uma forma peculiar. Com as portas das igrejas fechadas, onde só os sacerdotes e auxiliares puderam participar da cerimónia, os fiéis ficaram em casa, a assistir às missas pela Internet, sobretudo no Facebook.

Foto: Vítor Vasconcelos / O MINHO

Foto: Vítor Vasconcelos / O MINHO

Foto: Vítor Vasconcelos / O MINHO

Foto: Vítor Vasconcelos / O MINHO

A Arquidiocese de Braga deixou o apelo para que se assistissem às missas transmitidas pelo seu site e página das redes sociais. Celebrada pelo arcebispo D. Jorge Ortiga, a eucaristia online contou com mais de 50 mil visualizações. A figura máxima da igreja católica no distrito de Braga foi sempre favorável ao uso das novas tecnologias para comunicar com os fiéis. Prova disso é a utilização da rede social Twitter como forma de canal oficial para várias mensagens e apelos, ao longo dos últimos anos.

Vila Verde

A paróquia de Cabanelas, no concelho de Vila Verde, foi uma das que transmitiu a cerimónia desta manhã pelas redes sociais, com eucaristia presidida pelo padre Dayakar Thumma.

Nuno Queirós, que participou na missa na igreja, na condição de leitor, mostrou-se “satisfeito” por várias pessoas terem assistido ao direto realizado pela paróquia.

“Sempre acatando as normas da DGS e as eclesiásticas, esta é uma forma de manter a paróquia em atividade, porque religião não pode estar de férias”, disse a O MINHO o paroquiano de Cabanelas.

Em Cervães, ainda no concelho de Vila Verde, o padre José Manuel Fernandes transmitiu a eucaristia desta manhã através do seu próprio telemóvel e conta de Facebook pessoal, fazendo um direto na igreja do Divino Salvador. Também ele é conhecido por ser um pároco bastante liberal com os fiéis.

Barcelos

Neste que foi também o Dia Mundial da Juventude, o padre Paulo Sérgio celebrou eucaristia no Centro Pastoral de Gilmonde, em Barcelos, para os fiéis de Fornelos, Gilmonde, Vila Seca e Cristelo.

Ainda em Barcelos, nas paróquias de Creixomil, Vilar do Monte, Carapeços e Tamel Santa Leocádia, o padre Victor Nogueira celebrou eucaristia depois de também ter feito o apelo para que os fieis colocassem cruzes decoradas à porta de cada casa.

Famalicão

Também a paróquia de Famalicão, naquele concelho, transmitiu eucaristia através do Facebook, neste caso uma missa vespertina, realizada no sábado, pelas 19:00 horas.

Guimarães

Em Guimarães, houve live a partir da paróquia de Creixomil, com milhares de visualizações por parte dos fiéis.

Ponte da Barca

Na freguesia de Vila Chã, em Ponte da Barca, o santuário da Nossa Senhora do Barral, onde ocorreram as primeiras aparições em Portugal (antes de Fátima), a eucaristia à porta fechada foi também transmitida pelo Facebook.

Para além destas transmissões, o Domingo de Ramos de 2020 ficou marcado pelas cruzes nas portas dos fiéis, algo que se reproduziu em quase todas as freguesias dos distritos de Braga e de Viana do Castelo.

Populares