Seguir o O MINHO
[the_ad id='438601']

Braga

Igreja ucraniana distinguiu eurodeputado José Manuel Fernandes

em

Foto: DR

O Arcebispo Ilarion, Chefe da Administração dos Assuntos Exteriores da Igreja Ortodoxa Ucraniana do Patriarcado de Kyev, na Ucrânia, entregou, esta sexta-feira, em Vila Verde, uma medalha e um diploma ao eurodeputado José Manuel Fernandes, enviada pelo Patriarca Filaret, da Igreja Ortodoxa Ucraniana, como reconhecimento do apoio prestado ao país no Parlamento Europeu.

A distinção decorreu durante um Jantar Solidário, que juntou 150 pessoas, realizado no restaurante pedagógico da Escola Profissional Amar Terra Verde, em Vila Verde, a favor das crianças órfãs de Guerra do Leste da Ucrânia. Foi co-organizado pela Associação Centro Social e Cultural Luso-ucraniana, UPE, – presidida pelo padre Vayl Bundziak – em associação com o projeto Erasmus +. O repasto destinava-se a juntar dinheiro para dar uma prenda de natal às crianças ucranianas.

Na ocasião, o Arcebispo benzeu os presentes e elogiou o papel de Fernandes no Parlamento Europeu em prol da Ucrânia, e da sua ligação à União Europeia.

O eurodeputado disse que a distinção “aumenta a sua responsabilidade política” e fez votos de que a Ucrânia prossiga na senda da paz, da democracia e dos direitos humanos e do desenvolvimento.

O diretor da Escola Profissional João Luís Nogueira frisou que este tipo de iniciativas contribui para a formação humana dos seus alunos e também para a profissional, já que a refeição foi, por eles, servida e confeccionada. Sob supervisão de uma professora e o dedo gastronómico do Chefe Vinagre, um conhecido cozinheiro oriundo de Manteigas, Serra da Estrela, mas que tem firmado o seus créditos na região minhota.

O evento, que contou com a presença da vereadora municipal, Júlia Fernandes e do cônsul-geral ucraniano no Porto, culminou com atuações espontâneas de alguns ucranianos, que cantaram temas tradicionais do país.

Populares