O bispo auxiliar de Lisboa garantiu que não pensa na hipótese da ausência do Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude, que decorre este ano na capital portuguesa. Don Américo Aguiar está confiante que o pontífice vai presidir ao evento.
- Anúncio -
A questão foi colocada na sequência da internação do papa esta semana. O pontífice de nacionalidade argentina está no Hospital Gemelli, em Roma, desde quarta-feira por causa de uma bronquite aguda, mas vem apresentado melhora e vai ter alta amanhã.
Segundo o bispo auxiliar de Lisboa, a preparação da jornada conta sempre com a presença do pontífice, e o desejo é que seja o Papa Francisco, e assumiu que não foi pensado num “plano b”.
“Nem B, nem C, nem D. É como nas nossas vidas, qualquer um de nós pode ficar doente”, disse aos jornalistas.
“É óbvio que temos consciência que estamos a falar do nosso avô, que tem 80 e muitos anos, que é argentino e resiliente, que nem sempre corresponde aos conselhos de algum cuidado, mas também sabemos que é essa força e essa energia que o Papa coloca em tudo o que faz que nos dá a certeza que contamos com ele em agosto de 23”, acrescentou.
Para a 16.º JMJ, que se realiza entre 01 e 06 de agosto, são esperadas cerca de 1,5 milhões de pessoas em Portugal.
As jornadas nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.