Arquivo

Igreja do século XVI em Viana do Castelo reabre para tradição pascal 15 anos depois

Templo construído em 1549 foi alvo de obras
Igreja do século xvi em viana do castelo reabre para tradição pascal 15 anos depois

A igreja de São Bento, em Viana do Castelo, reabre na Quinta-Feira Santa para a tradicional visita às igrejas, mais de 15 anos depois de ter deixado de fazer parte daquele roteiro por falta de condições de segurança.

“Foi renovado o soalho e vamos poder abrir na Quinta-Feira Santa para a visita às igrejas. Há mais de 15 anos que não podíamos abrir nessa noite porque o soalho estava todo podre e não oferecia condições de segurança. Nessa noite há sempre muita gente e o soalho da igreja não aguentava a pressão”, afirmou hoje o padre Armando Dias.

Em declarações à agência Lusa, à margem da apresentação do programa Páscoa Doce, hoje apresentado publicamente, o padre da Sé Catedral de Viana do Castelo adiantou que, além do soalho, a recuperação realizada no templo, construído em 1549, “incluiu a remoção da madeira do altar-mor, que estava podre e ficou a estrutura primitiva, toda em pedra”.

“Pode ver-se a sepultura do fundador ou fundadora do convento. Também apareceu um túmulo do século XVI, na parede lateral que também está visível, coberto com um vidro”, explicou o vigário judicial da Diocese de Viana do Castelo.

Armando Dias, que é também vigário para o clero, explicou que a intervenção, orçada em cerca de 30 mil euros, incluiu uma limpeza dos azulejos, dando “outra dignidade” que, habitualmente, “abria ao domingo, com muito menos gente, para a celebração da eucaristia”.

A igreja, situada na União das freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, nas proximidades do terreno onde existia o prédio Coutinho, entretanto desconstruído, fazia parte do convento de São Bento, das irmãs Beneditinas.

“O convento foi expropriado e foi, praticamente, desfeito. Ainda restaram uma parte dos claustros Em muitas casas contíguas à igreja ainda se podem ver o arcos do convento”, especificou.

Armando Dias adiantou que, no total, na noite de Quinta-Feira Santa, 22 igrejas de Viana do Castelo vão abrir portas à visitas dos fiéis entre as 20:00 e as 24:00.

Manda a tradição que a visita, que mobilizava milhares de pessoas, seja em número ímpar de templos, todos engalanados de flores, uma vez que os principais quadros religiosos alusivos à Páscoa também são compostos por números ímpares, como as três quedas de Cristo a caminho do Calvário e as cinco chagas.

O roteiro pelas igrejas de Viana do Castelo, retomada em 2022 após a pandemia de covid-19, é uma tradição que integra o programa Páscoa Doce, promovido pela câmara municipal, Diocese e Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC).

A programação “une o religioso ao profano, conjugando fé e devoção com momentos de lazer e animação”, sendo que este ano, “uma das novidades é a Mesa da Páscoa – Feira das Iguarias da Páscoa, que é apresentada na Praça da República de 05 a 08 de abril, com produtos gastronómicos associados a esta celebração”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Mostrou "nervosismo" em 'operaçãp stop' e foi detido com mais de 200 doses de droga em vizela

Mostrou "nervosismo" em 'operaçãp stop' e foi detido com mais de 200 doses de droga em Vizela

Próximo Artigo
Banco mundial prevê que crescimento mundial abrande para 2,2% até 2030

Banco Mundial prevê que crescimento mundial abrande para 2,2% até 2030

Artigos Relacionados