O homem, de 81 anos, que sofre de síndrome demencial, e desapareceu, ao final da tarde de quinta-feira, da Unidade de Cuidados Continuados do Hospital Narciso Ferreira, em Riba D´Ave, Famalicão, foi encontrado na tarde desta sexta-feira com vida.
Ao que O MINHO apurou, o indivíduo foi localizado pelos bombeiros nas buscas que decorriam desde ontem numa zona de mato junto ao hospital.
“A SCM Riba D´Ave vem confirmar que foi localizado o utente ontem desaparecido, encontrando-se consciente e já a receber cuidados médicos”, refere a instituição.
De acordo com Luís Abreu, comandante dos Bombeiros Voluntários de Riba de Ave e que esteve a coordenar as operações, o local onde foi encontrado o idoso já tinha sido referenciado ainda durante o dia de ontem.
Era uma zona de mato junto ao hospital. Mas, devido à vegetação densa, não foi possível aceder ao local anteriormente. “Era mato muito cerrado”, disse Luís Abreu, em declarações ao nosso jornal.
Contudo, esta sexta-feira, foi enviada uma equipa cinotécnica para o local e o homem acabou por ser localizado com vida.
Foi avaliado no local e transportado para o Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães.
As operações de socorro iniciaram ontem e contaram com várias corporações da região – Riba de Ave, Póvoa de Lanhoso, Guimarães, Vizela, Famalicenses e Taipas – apoiados por cães e ‘drones’, assim como GNR.
Como o nosso jornal noticiou, a Santa Casa da Misericórdia de Riba D´Ave comunicou o desaparecimento à GNR e bombeiros e lançou um alertas nas redes sociais.
“Após a ocorrência, registada no dia 29 de maio, pelas 19:30, foram de imediato acionadas todas as diligências para a sua localização, tendo a mesma sido participada ao Posto Territorial da GNR de Riba D´Ave e aos Bombeiros Voluntários de Riba D´Ave”, pode ler-se no alerta.
O homem sofria de “síndrome demencial, podendo, apesar da agilidade física, parecer perdido e desorientado”.
Artigo de Ivo Borges