Seguir o O MINHO

Ave

Idosa de 97 anos foi a primeira a receber a vacina em Fafe

Hoje serão vacinadas 203 pessoas

em

Albertina Costa Novais foi a primeira idosa a ser vacinada. Foto: Ivo Borges / O MINHO

Albertina Costa Novais, de 97 anos, foi a primeira pessoa a ser inoculada, esta terça-feira, na Unidade Municipal de Vacinação, no Pavilhão Multiusos de Fafe. Hoje receberão a primeira dose da vacina contra a covid-19 203 pessoas.

O centro de vacinação funcionará de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 14:00.

Os cidadãos serão contactados pelo Serviço Nacional de Saúde para esse efeito. Aguarde e não contacte a Linha SNS 24 por este motivo.

Nesta primeira fase, serão vacinados os idosos com 80 ou mais anos de idade e pessoas de idade igual ou superior a 50 anos, com pelo menos uma das seguintes patologias: insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal (Taxa de Filtração Glomerular < 60ml/min), (DPOC) ou doença respiratória crónica sob suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração.

A Câmara de Fafe ajudará também no transporte de pessoas com mobilidade reduzida/condicionada, sinalizadas pelos Serviços de Saúde.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.466.453 mortos no mundo, resultantes de mais de 111 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.023 pessoas dos 798.074 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Notícia atualizada às 16h00 com correção do nome da primeira vacinada.

Populares