Arquivo

Idas ao cinema aumentam 48% no primeiro trimestre do ano face a 2022

Cultura
Idas ao cinema aumentam 48% no primeiro trimestre do ano face a 2022
Foto: Thiago Correia / O MINHO

Cerca de 2,3 milhões de espectadores foram ao cinema em Portugal no primeiro trimestre deste ano, o que significou um aumento de 48% face ao mesmo período de 2022, revelou o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).

De acordo com dados estatísticos mensais do ICA, o primeiro trimestre registou ainda um aumento de 60% em receita bruta de bilheteira em relação ao período homólogo, subindo de 8,8 milhões de euros para 14,1 milhões de euros.

Dos totais de audiência e receitas contabilizados este ano, a maioria diz respeito à exibição de filmes de produção dos Estados Unidos, somando 1,8 milhões de espectadores e 11,4 milhões de euros.

Os dez filmes mais vistos no trimestre são todos de produção norte-americana, liderados por “Avatar: O caminho da Água”, de James Cameron.

Segundo o ICA, até março, as salas de cinema estrearam 13 longas-metragens portuguesas ou com coprodução nacional, e ainda a curta-metragem “Ice Merchants”, de João Gonzalez.

Em termos de exibição, todos os filmes portugueses estreados em sala somaram este ano apenas 54.508 espectadores e 228.864 euros de bilheteira.

O filme português mais visto em sala até março foi “Amadeo”, de Vicente Alves do Ó, com 11.957 espectadores, seguido de “Ice Merchants”, a curta-metragem de animação de João Gonzalez que esteve nomeada para os Óscares e que obteve 10.735 entradas.

De acordo com o ICA, no primeiro trimestre deste ano foram concluídas 10 longas-metragens e 17 curtas-metragens com apoio financeiro do instituto, “o que representa um aumento de 80% do número de obras face a o período homólogo” de 2022.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Mais de 93 mil cidadãos da cplp obtiveram autorizações de residência em portugal num mês

Mais de 93 mil cidadãos da CPLP obtiveram autorizações de residência em Portugal num mês

Próximo Artigo
Braga vai ser a 'capital' das motas harley davidson em junho

Braga vai ser a 'capital' das motas Harley Davidson em junho

Artigos Relacionados