Seguir o O MINHO

I Liga

I Liga: Dérbi minhoto na 11.ª jornada

Sorteio

em

Foto: DR/Arquivo

O sorteio das jornadas da I Liga de futebol em 2019/20, hoje realizado, ditou o dérbi minhoto, entre Vitória SC e SC Braga para a 11.ª jornada em Guimarães. O Gil Vicente volta à elite com uma receção ao FC Porto, enquanto o FC Famalicão vai aos Açores defrontar o Santa Clara.

Um jogo minhoto está marcado para a primeira jornada em Braga, com o clube da cidade e defrontar o Moreirense. O Vitória SC arranca na prova frente ao Rio Ave em Vila do Conde.

Os dois primeiros classificados de 2018/19 vão defrontar-se ainda no verão, depois de uma primeira jornada, marcada para 11 de agosto, em que o campeão da I Liga, o Benfica, se estreia ao receber o vencedor do segundo escalão, o Paços de Ferreira.

Com o dérbi lisboeta entre Benfica e Spporting a fechar o campeonato, será a segunda vez seguida que a I Liga encerra com um jogo entre ‘grandes’, depois de em 2018/19 o Sporting também ter visitado um rival, no caso o FC Porto, na despedida da prova.

A despedida dos ‘dragões’, que vêem os rivais a defrontarem-se no derradeiro jogo da temporada, também não é fácil, uma vez que os opõe ao quarto classificado SC Braga, num jogo que acontecerá, na segunda volta, em Braga.

Depois da ronda inaugural, o Sporting, terceiro classificado na época transata, defronta o Sporting de Braga, numa ronda em que o Benfica visita o Belenenses, jogando depois em casa do Portimonense na ronda em que Benfica e FC Porto se defrontam.

O calendário de jogos da I e II ligas do futebol português, assim como da primeira e segunda fases da Taça da Liga, foi hoje revelado após o sorteio das competições profissionais, que decorreu no Palácio da Bolsa, no Porto, numa cerimónia da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) que contou ainda com a entrega dos prémios aos melhores da temporada transata.

O sorteio teve várias condicionantes, entre as quais a impossibilidade de Benfica e Sporting, FC Porto e Boavista, SC Braga e Vitória SC, Gil Vicente e Famalicão jogarem em casa na mesma ronda.

Por outro lado, outras medidas foram tomadas para ajudar a ‘nivelar’ o campeonato, como uma alínea que impede jogos consecutivos com os cinco melhores clubes por média de pontos nos últimos três anos (Benfica, FC Porto, Sporting, SC Braga e Vitória SC).

Por outro lado, estavam interditos jogos seguidos para uma equipa com adversários a disputar competições europeias, assim como duas visitas seguidas às regiões autónomas, a Marítimo (Madeira) e Santa Clara (Açores).

Anúncio

Futebol

Pizzi eleito o Médio do Mês da Liga

Internacional português conquistou 29,06% dos votos dos treinadores principais da competição

em

Foto: Divulgação

Pizzi foi votado pelos treinadores principais da Liga portuguesa de futebol (Liga NOS) como o melhor médio a atuar na competição, nos meses de outubro e novembro, anunciou a organização da prova.

O médio encarnado marcou três golos nestes dois meses, assistindo outras tantas vezes, contribuindo para as cinco vitórias dos encarnados neste período.

Esta é a primeira vez que o internacional português consegue esta distinção nesta temporada, contando com 29,06% dos votos. O pódio fica completo com Bruno Fernandes (Sporting CP) com 18,80% e Danilo Pereira (FC Porto) com 11,97%.

Continuar a ler

Futebol

Hugo Viana suspenso por palavras ao árbitro no jogo com o Moreirense

Questionou um lance de grande penalidade

em

Foto: Facebook

Hugo Viana, diretor desportivo, do Sporting, natural de Barcelos, foi, esta terça-feira, suspenso por um mês por palavras dirigidas ao árbitro Artur Soares Dias, que apitou a vitória dos leões frente ao Moreirense (1-0), em jogo da I Liga de futebol.

Segundo o mapa de castigos do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), hoje publicado, o antigo jogador vai pagar uma multa superior a mil euros pelas palavras que dirigiu a Soares Dias, a quem também tocou no peito, segundo o relatório.

O incidente ocorreu durante o intervalo do encontro da 13.ª jornada da I Liga, disputado no domingo, com o resultado ainda 0-0, num momento em que Viana se encontrava numa zona técnica, questionando depois um eventual lance de penálti.

O mapa contém ainda uma suspensão de oito dias para o presidente da SAD do Leixões, Paulo Lopo, também por palavras dirigidas à equipa de arbitragem, na derrota caseira com o Académico de Viseu (1-0), na 12.ª jornada da II Liga.

Nesse jogo, também o diretor desportivo, André Castro, foi punido com 15 dias por protestos junto dos oficiais do encontro, com Luís Silva, expulso por uma cotovelada num adversário, a cumprir dois jogos de castigo.

No capítulo dos processos sumários do relatório, nota para a requisição do relatório de policiamento do Belenenses-FC Porto (1-1), uma vez que é “indispensável esclarecer o conteúdo dos relatórios dos árbitros e dos delegados da Liga Portuguesa de Futebol Profissional”.

A imprensa desportiva noticiou hoje uma altercação entre o treinador dos dragões, Sérgio Conceição, e o da equipa de Belém, Pedro Ribeiro, já no túnel de acesso aos balneários.

Continuar a ler

Futebol

Tapsoba e Sacko renovam contratos com Vitória até 2024

Cláusulas de rescisão de 50 milhões de euros

em

Tapsoba: Foto: DR

Os defesas Tapsoba e Sacko prolongaram os contratos com o Vitória SC, quinto classificado da I Liga portuguesa de futebol, por mais dois anos, até junho de 2024, confirmou hoje à Lusa fonte oficial dos vimaranenses.

Os contratos, adiantou a mesma fonte, já estão registados e incluem cláusulas de rescisão de 50 milhões de euros para ambos os jogadores, sendo que, até agora, esse valor era de 20 milhões para Tapsoba, central de 20 anos, e de 15 milhões para Sacko, lateral direito de 24.

Contratado ao Leixões em janeiro de 2018, Edmond Tapsoba está a cumprir a primeira temporada pela equipa principal do Vitória e é, simultaneamente, o futebolista mais utilizado no plantel treinador por Ivo Vieira – participou em 25 das 27 partidas oficiais já realizadas, somando um total de 2.123 minutos – e o melhor marcador em todas as provas, com sete golos, cinco deles de penálti.

O clube minhoto detinha, até ao final da temporada transata, 75% dos direitos económicos do internacional pelo Burquina Faso – já representou a seleção africana em nove ocasiões.

Já Falaye Sacko, cujo passe pertence na totalidade ao Vitória, chegou a Guimarães em janeiro de 2016, oriundo dos belgas do Sint-Truiden, passou pela equipa B e afirmou-se na formação principal na época transata, tendo cumprido 30 jogos às ordens do treinador Luís Castro, agora no Shakhtar Donetsk (Ucrânia).

Na presente época, o internacional pelo Mali, que soma 12 jogos e um golo pela sua seleção, participou em 17 encontros pelos minhotos, contabilizando 1.505 minutos.

Continuar a ler

Populares