Vânia Mesquita Machado, pedriata, escritora e colunista em várias publicações, incluindo o jornal digital O MINHO, lançou um livro sobre a humanização da medicina, “Humana seja a nossa dor”, narrativa de “contos simples, talvez ficcionados, sobre pessoas doentes e médicos de pessoas”.

De acordo com a autora, o fio condutor do trabalho reflete-se na realidade, transformada em histórias, “entre restos de vivências pessoais ou contadas ou imaginadas”, reunidos por Vânia, que “ao longo dos anos a memória foi arquivando”.
A autora editou no início do ano o seu primeiro livro, “Microcosmos Humano”, uma obra ficcional, inspiradas nas vivências de Vânia Mesquita Machado, em que retrata uma viagem à psicoterapia.
Em “Humana Seja a Nossa Dor”, Vânia recorda que todos os médicos e doentes são seres humanos.
“Ambos travam batalhas diárias contra a doença, e urge serenar a turbulência na relação ‘médico-doente’, fruto de conflitos alimentados pela forma como o ‘ato médico’ é moldado para ser catalogado como mero indicador de produtividade económica, e pela avidez sensacionalista de um certo tipo de jornalismo que apenas pretende vender ou captar audiências denegrindo a Medicina”, afirma a escritora.
O objetivo principal do livro é contribuir para a humanização da medicina, reavivando o espírito de missão intrínseco à vocação de cada médico, revelando que também se aprende com os doentes.
Vânia Mesquita Machado nasceu em Braga, em 1973, e escreveu vários artigos no portal digital P3, no jornal Público e jornal Correio do Minho.
Desde 2013, a autora tem sido pontualmente convidada pelo jornalista João Fernando Ramos para participar no Jornal 2, na RTP2, dando a sua opinião sobre temas relacionados com pediatria.
Em 2015, começou a colaborar como cronista na Revista Spot de Braga e no Jornal digital O Minho, tendo sido também entrevistada no noticiário Bom dia Portugal da RTP1, apelando à comparticipação da vacina conjugada antipneumocócica, que meses mais tarde foi incluída no Plano Nacional de vacinação.
Vânia pertence à comissão da cultura, área da literatura, da Secção Regional Norte da Ordem dos Médicos, desde o início do ano.
Neste momento, Vânia tem três livros terminados a aguardar edição. Um romance para maiores de sessenta anos, uma história para pré-adolescentes e um livro de poesia.
As encomendas podem ser feitas através do endereço de e-mail [email protected].