Seguir o O MINHO

Braga

Hugo Soares: Presidente da concelhia de Braga deve ser o próximo líder parlamentar do PSD

em

Hugo Soares deve ser o próximo líder parlamentar do PSD

Hugo Soares, presidente da concelhia de Braga do Partido Social Democrata (PSD), confirmou, esta sexta-feira, que será candidato à liderança da bancada parlamentar do partido, na Assembleia da República.


“Faço-o com perfeita noção da responsabilidade e da dimensão do desafio. Faço-o porque sinto estar preparado para convosco continuarmos a liderar uma oposição coerente, responsável e acutilante”, refere o deputado numa nota enviada aos colegas de bancada, a que o jornal “Público” teve acesso.

Próximo do líder do partido, Pedro Passos Coelho, o deputado eleito pelo círculo de Braga irá encabeçar aquela que deverá ser a única lista a apresentar-se nesta eleição.

A bancada parlamentar do PSD é atualmente liderada pelo deputado Luís Montenegro, que termina o seu mandato em setembro e que não pode voltar a recandidatar-se dado ter atingido o limite de mandatos.

Hugo Soares tem 34 anos e foi eleito deputado pela primeira vez em 2011.  Advogado de formação, foi presidente da Juventude Social Democrata (JSD) entre 2012 e 2014.

As eleições estão marcadas para o próximo dia 19 de julho.

 

 

Anúncio

Braga

Dois feridos em acidente com carro capotado na variante em Braga

Acidente

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Uma colisão seguida de capotamento provocou ferimentos em duas pessoas, ao início da noite desta sexta-feira, em Braga.

Ao que apurámos, do acidente, a envolver três viaturas, resultaram dois feridos ligeiros, um dos quais teve de ser desencarcerado depois de ficar preso dentro da viatura.

Este último, um jovem de 28 que ficou preso no carro capotado, inspirava maiores cuidados, pois perdeu muito sangue, mas foi considerado ferido ligeiro.

A outra vítima é uma mulher de 42 anos, grávida de vinte semanas, que seguia em outro carro.

No local estiveram os Bombeiros Sapadores de Braga com duas ambulâncias e uma viatura de desencarceramento, no total de 10 elementos.

O trânsito, na variante sul, esteve cortado no sentido Braga – Celeirós para operações dos bombeiros.

A GNR registou a ocorrência.

O alerta foi dado às 20:04.

 

Continuar a ler

Braga

Hospital de Braga acusado de despedir enfermeiros. Administração fala em “contratos especiais”

Ordem dos Enfermeiros

em

Foto: Dr

A Ordem dos Enfermeiros (OE) acusou hoje o Hospital de Braga de estar a preparar despedimentos de enfermeiros em “plena segunda vaga da pandemia” de covid-19, sublinhando tratar-se de uma situação “inadmissível, incompreensível e irresponsável”.

Contactada pela Lusa, a administração do hospital refere estarem em causa contratos especiais celebrados no contexto da pandemia de covid-19 e sublinha que está “a envidar todos os esforços” para que aqueles contratos a termo se convertam em contratos sem termo, mantando assim todos os enfermeiros contratados em funções.

Sublinha ainda que os enfermeiros em causa “continuam em funções” no Hospital de Braga.

Em comunicado, a OE refere que o hospital está a notificar enfermeiros, com contratos de quatro meses, de que irão ser despedidos este mês.

Em causa estarão os segundos contratos de quatro meses, iniciados em março.

Isto, sublinha, “com todos os serviços de saúde do país sobre pressão e com dificuldades em contratar enfermeiros, como já é admitido pelas próprias autoridades”.

“É uma situação inadmissível, incompreensível e irresponsável, face ao momento que atravessamos. E, mais uma vez, demonstra a forma como os enfermeiros, que têm sido a única linha de defesa, são tratados em Portugal, ao mesmo tempo que são cada vez mais procurados pelos restantes países europeus”, critica a Ordem.

Alerta que, a curto prazo, “nem os enfermeiros atuais nem os que venham a ser contratados serão suficientes para fazer face à pandemia e para prestar cuidados aos milhares de pessoas que viram os seus exames, consultas e cirurgias suspensas, adiadas e canceladas”.

“Confrontada com esta situação, a OE não pode deixar de repudiar esta atitude do Hospital de Braga, sem prejuízo de continuar a sua colaboração com o Ministério da Saúde na busca de soluções”, refere ainda o comunicado.

Continuar a ler

Braga

Transportes Urbanos de Braga com novos dispensadores de álcool-gel

“Solução mais duradoura”, porque “pandemia está para durar”

em

Foto: DR

Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) colocaram novos dispensadores de ácool-gel em todos os autocarros, uma “solução mais duradoura”, dado que a pandemia está “para durar”, aponta a O MINHO o administrador da empresa, Teotónio dos Santos.

“Quando começou a pandemia, colocámos uns primeiros dispensadores, parecidos com saboneteiras, mas que com a utilização vão ficando estragados. Entretanto, havia dificuldades de recipientes e colocámos outros reservatórios. Agora colocámos estes em todas as viaturas, dois em cada, à entrada e à saída”, explica Teotónio dos Santos.

A instalação começou na semana passada e foi concluída nesta. Foram colocados nas 136 viaturas dos TUB bem como nos edifícios da empresa municipal.

Teotónio dos Santos salienta que a empresa continua a apostar nas medidas de prevenção, protegendo trabalhadores e utentes, não tendo até ao momento “nenhuma situação crítica dentro dos autocarros”.

No Facebook, o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, referiu que Carlos Almeida, vereador da CDU, já tinha lançado a questão em reunião de câmara.

“Há algumas semanas, numa reunião de Executivo, o vereador da CDU questionou se não seria possível melhorar o sistema dos dispensadores de álcool-gel nos autocarros da TUB. A questão não foi esquecida e o que então era um projeto-piloto é hoje a regra em toda a frota”, escreveu o autarca.

Continuar a ler

Populares