Seguir o O MINHO

Braga

Hugo Pires (PS) quer pelo menos 22% da população de Braga a praticar desporto

Eleições autárquicas 2021

em

Foto: Divulgação

A urgência de um pavilhão consentâneo com as exigências desportivas e sociais do Hóquei Clube de Braga dominou a conversa mantida na sexta-feira entre o seu presidente, Luís Botelho, e o candidato do PS à presidência da Câmara de Braga, Hugo Pires. Foi ainda lançado o desafio à população de Braga tendo em vista a meta de 22% a praticar desporto nas infraestruturas concelhias.

A visita ao Pavilhão das Goladas, em São Vítor, no âmbito da campanha eleitoral em curso, permitiu ao candidato socialista “inteirar-se mais de perto sobre a realidade desta coletividade, cujos constrangimentos passam mesmo pela reabilitação do seu pavilhão-sede”, refere a candidatura em comunicado enviado a O MINHO.

A Câmara de Braga – recorde-se – já anunciou há uns meses a requalificação e ampliação do equipamento em causa, duplicando a sua capacidade, de 430 lugares sentados para 854, num investimento da ordem dos 1,6 milhões de euros.

Luís Botelho fez questão de sublinhar a necessidade de avançar com a empreitada, uma vez que estão em causa as atividades regulares do Hóquei Clube de Braga, a militar na Primeira Divisão do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins, e da sua Escola de Patinagem Artística.

A visita a esta agremiação desportiva permitiu ao candidato socialista referir algumas das suas propostas eleitorais no âmbito do Desporto, designadamente a elaboração e execução de um plano estratégico “Braga saudável”, para “aumentar o número de praticantes de desporto, tendo por meta os 22% da população”.

Foto: Divulgação

“Esse plano estratégico deve começar por fazer um diagnóstico dos espaços desportivos existentes, assim como dos hábitos e dinâmicas dos bracarenses, desenvolvendo-se através de um plano de formação municipal para os quadros técnicos das organizações desportivas, da criação de uma equipa de gestão das instalações desportivas, e da abertura à comunidade, aos fins de semana, dos espaços públicos das escolas e das suas instalações desportivas”, revela o comunicado.

Nas suas propostas eleitorais, Hugo Pires inclui igualmente a “implementação de um plano de turismo desportivo, em colaboração com a Galiza, beneficiando de financiamento comunitário no âmbito da estratégia de cooperação transfronteiriça”.

O candidato socialista à liderança do executivo municipal propõe-se “apoiar os clubes e as associações desportivas mediante um plano com incidência no desporto federado e na formação desportiva”.

Nas eleições de 26 de setembro, os cabeças de lista à Câmara de Braga são Ricardo Rio (coligação PSD/CDS/PPM/Aliança), Hugo Pires (PS), Bárbara Barros (CDU), Alexandra Vieira (Bloco de Esquerda), Teresa Mota (Livre), Olga Baptista (Iniciativa Liberal), Rafael Pinto (PAN) e Eugénia Santos (Chega).

Populares