O treinador do Famalicão disse hoje esperar um jogo “extremamente difícil” frente ao Tondela, na segunda jornada da I Liga de futebol, sem compreender a marcação do encontro para sábado, às 15:30, em Rio Maior.
“[O Tondela] É uma equipa que subiu [de divisão] de forma extremamente competente, com um projeto interessante para o futuro e que fez um jogo muito competente frente a um candidato ao título. O resultado não foi tão verdadeiro quanto o que aconteceu dentro de campo, podendo até ter estado na frente do marcador na fase inicial”, afirmou Hugo Oliveira, em conferência de imprensa.
O Tondela estreou-se na edição 2025/26 da I Liga com uma derrota por 3-0 na visita ao SC Braga, mas o técnico dos minhotos elogiou o trabalho de Ivo Vieira, considerando-o “muito experiente e objetivo” e prevendo dificuldades perante “uma equipa muito vertical e veloz na frente”.
Para contrariar o adversário, Hugo Oliveira garantiu que o Famalicão terá de manter “profissionalismo, competência e ligação às ideias e princípios de jogo” mostrados na vitória da primeira jornada frente ao Santa Clara, também por 3-0.
Sobre o triunfo no arranque do campeonato, Hugo Oliveira recusou euforias: “Não fizemos mais do que ganhar um jogo. Essa competência tem de ser diária. Amanhã [no sábado] será mais um desafio difícil.”
O treinador deixou ainda críticas ao horário do encontro, deslocado para Rio Maior devido às más condições do relvado tondelense, por causa da previsão meteorológica.
“Não consigo entender que se jogue às três e meia da tarde, com o país a enfrentar flagelos como incêndios e calor extremo. A DGS [Direção-Geral da Saúde] e o SNS [Serviço Nacional de Saúde] recomendam evitar estar ao ar livre até às 17:00. O futebol é para os adeptos e temos de os proteger, tal como à integridade física dos jogadores”, sublinhou.
Hugo Oliveira salientou também que a escolha do ‘onze’ não depende da adaptação dos reforços, mas sim da adequação ao jogo: “Coloco sempre os jogadores que considero melhores para o adversário que vamos enfrentar.”
O Famalicão, primeiro classificado da I Liga portuguesa de futebol, desloca-se este sábado, às 15:30, ao Estádio Municipal de Rio Maior, para defrontar o Tondela, em 16.º lugar, numa partida da segunda jornada que vai ser arbitrada por Fábio Veríssimo, da associação de Leiria.