O Hotel Torel Avantgarde, localizado na Rua da Restauração, na cidade do Porto, foi esta semana eleito como o melhor “hotel 5 estrelas” do país, nos prestigiados prémios Plubituris 2024.
O espaço, aberto ao público desde 2017, foi construído pela empresa Gabriel Couto, de Famalicão, e resultou de um processo de recuperação e reabilitação levada a cabo pela construtora minhota a pedido do grupo Torel Boutiques, gerente do espaço.
Situada a 500 metros da Torre dos Clérigos, o hotel tem vista para o rio Douro e para Gaia e está catalogado como um hotel “boutique” de luxo, com a arte a servir de pretexto auxiliar ao alojamento.
“O grupo Torel Boutiques, que detém ainda outras unidades como Torel Palace Lisboa e o Torel Cliff Surf & Golf, inspirou-se nos artistas de vanguarda para criar um lugar onde a arte não é apenas um complemento, é a base de tudo”, descreve no ‘site’ Espaço de Arquitetura o engenheiro Carlos Couto, responsável pela obra.
Tem um total de 47 quartos, 37 com vista para o rio Douro e para Gaia, e todos os quartos são inspirados em artistas, havendo até uma suite real. Algumas das figuras retratadas nos quartos são Francis Bacon, Charles e Ray Eames, Amadeu de Souza Cardoso ou Ignazio Jacometti.
A arquitetura do hotel é da NNArquitectura, com sede no Porto, contando ainda com um restaurante chamado Digby, “inspirado na cozinha portuguesa com um toque
contemporâneo”.
De acordo com o engenheiro, existe ainda um spa com ginásio, banho turco, duas salas de massagens, e ainda uma piscina exterior.
O projeto de decoração foi desenvolvido por quatro artistas portugueses: Jorge Curval, Frederico Draw, Daniel Eime e Paulo Neves.
“A particularidade de se tratar de um hotel de cinco estrelas, exigente no que respeita ao mais ínfimo pormenor ao nível dos acabamentos, e onde cada quarto tem uma temática e decoração diferente, obrigou a um detalhe perfecionista em todas as fases da obra por parte do construtor Gabriel Couto”, conclui o engenheiro responsável.