Seguir o O MINHO

Viana do Castelo

Hospital de Viana “sempre atendeu todas as grávidas e parturientes que a ele recorrem”

Crise na saúde

em

Foto: DR

O administrador da Unidade de Saúde do Alto Minho (ULSAM) garantiu hoje que o serviço de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia do hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, está preparado para responder ao fecho daqueles serviços em Braga.

“Neste momento, a nossa capacidade instalada permite responder adequadamente às grávidas e parturientes que recorrem ao nosso hospital”, afirmou hoje à agência Lusa, Franklim Ramos.

O Serviço de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Braga estará encerrado desde as 08:00 de domingo até às 08:00 de segunda-feira, por impossibilidade de se completarem as necessárias escalas de trabalho necessárias, foi hoje anunciado.

Nas últimas duas semanas, esta será já a quinta vez que aquelas urgências encerram, por períodos de 24 horas.

Em caso de Urgência, o Hospital de Braga pede aos utentes para contactarem a Linha SNS 24 – 808 24 24 24 e se dirijam a um dos outros hospitais da região, nomeadamente aqueles que têm apoio da especialidade de Ginecologia e Obstetrícia, entre os quais Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Viana do Castelo.

Franklim Ramos sublinhou que o serviço de Obstetrícia e Ginecologia do hospital de Santa Luzia “sempre atendeu todas as grávidas e parturientes que a ele recorrem”.

“Até agora, felizmente, temos funcionado com toda a normalidade. Temos a sorte de ter uma boa diretora naquele e profissionais de saúde consistentes. Nunca mandamos grávidas e parturientes embora. As que recorrem ao nosso hospital são tratadas adequadamente”, garantiu o responsável.

A maternidade de Viana do Castelo começou a funcionar em 1968 e faz, em média, 1.500 partos por ano.

Aquela unidade está situada no hospital de Santa Luzia, gerido ULSAM, responsável também pelo hospital Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima.

A ULSAM Integra ainda 12 centros de saúde, uma unidade de saúde pública e duas de convalescença, e serve uma população residente de 231.488 habitantes nos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo e algumas populações vizinhas do distrito de Braga.

EM FOCO

Populares