Seguir o O MINHO

Aqui Perto

Hospital de S. João suspende parte das cirurgias e ativa nível 3 do plano de contingência

Covid-19

em

Hospital S. João Foto: Portal do Ministério da Saúde

O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, revelou hoje que vai ativar “nas próximas horas” o nível três do seu plano de contingência para a covid-19, ficando suspensa parte da atividade cirúrgica programada.


À Lusa, o gabinete de comunicação do CHUSJ explicou que a ativação do nível três do plano de contingência (que possui quatro níveis) implica a alocação do serviço de medicina interna à covid-19, “tendo impacto direto na limitação da atividade cirúrgica eletiva”, ou seja, a suspensão de parte da atividade cirúrgica programada.

A ativação deste nível surge em resposta à necessidade de “aumentar” as áreas de internamento dedicadas à covid-19 e ao fluxo no serviço de urgência.

“O reforço e a mobilização de recursos humanos das várias especialidades, para as diversas áreas, já se encontra em implantação, de acordo com o plano de contingência”, afirmou.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão e oitenta e um mil mortos e mais de 37,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.110 pessoas dos 89.121 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Anúncio

Aqui Perto

Legionela faz mais uma morte no litoral Norte. Há 79 infetados e 24 internados

Legionela

em

Foto: DR

Mais uma pessoa morreu face ao surto de legionela que está a atingir a zona litoral Norte do país, entre Matosinhos e Póvoa de Varzim.

A informação é avançada pelo Jornal de Notícias, dando conta de mais um óbito, o nono, no espaço de três semanas. A primeira vítima mortal residia na Póvoa de Varzim, desconhecendo-se a naturalidade das restantes.

Ao todo, já foram contados 79 casos de infeção pela bactéria que provoca a doença do legionário. 24 dessas pessoas estão internadas.

De acordo com a mesma fonte, há uma probabilidade de o epicentro do surto estar numa torre de refrigeração entre o Norte de Matosinhos e o Sul de Vila do Conde.

O primeiro caso identificado como doença do legionário ocorreu a 29 de outubro, no Hospital da Póvoa de Varzim. O primeiro óbito foi registado poucos dias depois, a 05 de novembro.

Continuar a ler

Aqui Perto

Mulher encontrada morta com queimaduras na sua casa em Montalegre

Polícia Judiciária investiga contornos da morte

em

Foto: Ilustrativa / DR

Uma mulher de 60 anos foi encontrada morta, com queimaduras, na sua habitação em Ormeche, no concelho de Montalegre, tendo a Polícia Judiciária sido chamada para investigar o caso, adiantaram hoje fontes policiais.

Segundo explicou fonte da GNR de Vila Real à Lusa, o alerta para o desaparecimento da mulher de 60 anos foi dado hoje de manhã, quando esta “não compareceu no local de trabalho”.

A mulher foi encontrada sem vida na sua habitação na localidade de Ormeche, explicou ainda.

A GNR de Vila Real está agora a apurar as circunstâncias do óbito, tendo já sido contactada a Polícia Judiciária.

Fonte dos Bombeiros Voluntários de Salto, que foram solicitados para o transporte do cadáver, adiantou à Lusa que a vítima tinha queimadoras em circunstâncias ainda por apurar.

Continuar a ler

Aqui Perto

Câmara da Trofa desliga parquímetros até 2021 para apoiar comércio local

Aqui perto.

em

Foto: DR

A Câmara da Trofa decidiu suspender o pagamento dos parquímetros de estacionamento entre 16 de novembro e 31 de dezembro, anunciou a autarquia.

Numa publicação efetuada nas redes sociais, o município liderado pelo social-democrata Sérgio Humberto refere que esta medida surge para “promover também as compras de Natal” e “será reavaliada de acordo com a conjuntura existente à data”.

A autarquia anunciou ainda que irá baixar os impostos municipais durante o próximo ano, algo que não sucedia “há mais de 10 anos”.

Assim, e de acordo com a câmara, em 2021, todos os agregados familiares com 1,2, 3 ou mais dependentes poderão usufruir de IMI Familiar.

A taxa variável de IRS vai reduzir em 4%, refere a autarquia, informando ainda que a taxa de derrama para as pequenas e médias empresas com volume de negócios inferior a 150 mil euros vai reduzir em 50%.

Continuar a ler

Populares