Hospital de Guimarães inaugura clínica dedicada à insuficiência cardíaca

É um “avanço significativo” nos cuidados à população
Foto: ULS Alto Ave

O serviço de Cardiologia do Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães, inaugurou ontem a Clinica de Insuficiência Cardíaca.

Em comunicado, a Unidade Local de Saúde do Alto Ave indicou que o objetivo é “oferecer cuidados de saúde de elevada qualidade e personalizados para pacientes com insuficiência cardíaca”.

A nova estrutura representa um “avanço significativo na prestação de cuidados cardíaco à população”.

A cerimónia de inauguração contou com a presença do presidente do Conselho de Administração da ULS Alto Ave, Pedro Cunha, da diretora clínica para a área dos cuidados de saúde hospitalares, Clara Paz Dias, do diretor clínico para a área dos cuidados de saúde primários, Domingos Carneiro de Freitas, Anabela Azevedo, gestora do Serviço de Cardiologia e dos profissionais de saúde do serviço de cardiologia.

António Lourenço, diretor do Serviço de Cardiologia, e Filipa Almeida, responsável da Clinica de Insuficiência Cardíaca, destacaram a importância de um espaço dedicado ao tratamento ambulatório destes doentes, disponibilizando cuidados cardiológicos diferenciados, efetuados por uma equipa multidisciplinar e dedicada, composta por médicos cardiologistas, enfermeiros especializados e técnicos de cardiopneumologia , com objetivo de melhorar a qualidade de vida dos pacientes e reduzir a hospitalização frequente associada a esta condição. 

“A prevalência da insuficiência cardíaca tem vindo a aumentar nas últimas décadas, sendo uma das principais causas de morte em Portugal. A organização funcional das equipas multidisciplinares que seguem estes doentes é fundamental para a otimização dos cuidados prestados e melhoria dos resultados, em particular com redução da mortalidade, redução dos internamento e melhoria da qualidade de vida”, lê-se no comunicado enviado pela ULS do Alto ave.

Desta forma, a abertura da clinica de insuficiência está inserida num “processo assistencial integrado entre os cuidados de saúde primários e hospitalares, que visa a orientação e tratamento adequado e atempado desta condição”.

O espaço também visa a “orientação e educação dos pacientes e familiares, promovendo um ambiente de suporte e informação”.

De acordo com a instituição pública, com a inauguração da Clinica de Insuficiência Cardíaca, a comunidade da ULS do Alto Ave ganha um “importante recurso” no combate à insuficiência cardíaca, com o “compromisso contínuo” da administração desta Unidade Local de Saúde e do seu Serviço de Cardiologia com a melhoria da saúde cardiovascular. 

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x