O Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães, venceu a 10.ª Edição do “Prémio Healthcare Excellence”, com o projeto “Onconsigo”, foi hoje divulgado.
A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) o concurso com o objetivo de “reconhecer e incentivar projetos nacionais”. Foram aprovadas 18 candidaturas e, após o período de avaliação o júri escolheu sete projetos finalistas, que foram apresentados e defendidos pelos seus autores em Sessão Pública presencial.
O Hospital de Guimarães venceu o prémio com o Projeto “Onconsigo”, que consiste na domiciliação da prestação de cuidados a doentes oncológicos, nomeadamente a realização de tratamentos de imunoterapia, hormonoterapia e terapêuticas de suporte.
A equipa “Onconsigo” é composta por enfermeiros, médicos, assistente social e farmacêuticos dedicados a esta área do Hospital da Senhora da Oliveira.
De acordo com o hospital, este é um projeto que coloca as “necessidades dos doentes no centro da sua atividade promovendo a humanização de cuidados” e “pretende prestar cuidados de forma mais confortável, no domicilio do paciente, melhorando assim a sua qualidade de vida numa altura de maior fragilidade”.
Desta forma, a instituição cumpre “mais uma vez com o seu propósito de humanização dos seus serviços, sempre com o objetivo de prestar os melhores cuidados de saúde à comunidade que serve”.