Hospital de Guimarães derrama acidentalmente nafta em ribeira

GNR levantou auto

O Hospital da Senhora da Oliveira (HSOG), em Guimarães, derramou acidentalmente nafta na ribeira de Couros, na quinta-feira.

Em comunicado, o hospital confirma que “existiu uma fuga acidental de combustível (nafta) de um dos geradores de vapor para o circuito de condensados, por rotura de um permutador”.

“Assim que detetado o derrame foi encerrado o circuito do gerador, contendo assim a fuga, e procedeu-se, de imediato, à remoção e limpeza do combustível na caixa de drenagem. O problema da fuga foi imediatamente resolvido, sendo que, de seguida, procedeu-se à limpeza de toda a rede de águas pluviais”, pode ler-se no comunicado enviado a O MINHO.

O hospital salienta que, “com o intuito de mitigar o impacte ambiental deste derrame acidental em ambiente aquífero, o HSOG contou com o apoio e meios da Vimágua – Empresa de Água e Saneamento de Guimarães e Vizela, E.I.M., que procedeu à limpeza e recolha de combustível de toda a rede de descarga de águas pluviais”.

“A situação ficou rápidamente resolvida”, garante o comunicado.

O MINHO sabe que a GNR esteve no local e elaborou um auto que já foi enviado à Agência Portuguesa do Ambiente.

No comunicado, o Hospital de Guimarães ressalva que “a central térmica do HSOG possui uma equipa de fogueiros, com vigilância à central de 24h/dia, que procede à manutenção preventiva e corretiva da mesma, e que cumprem as normas de segurança regulamentares. Essa vigilância permitiu detetar de imediato o derrame, assim como implementar as medidas de contenção, remoção e limpeza do combustível e resolver a situação com extrema rapidez”.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x