Seguir o O MINHO

Ave

Hospital de Famalicão passa a ter Clínica da Mulher e da Criança

Investimento de 300 mil euros

em

Foto: Divulgação / CM Famalicão

A Clínica da Mulher e da Criança do hospital de Famalicão entrou hoje em funcionamento, após um investimento de 300 mil euros assumido “a meias” pela Câmara e pela sociedade civil, anunciou o município.


Em comunicado, o município esclarece que a clínica concentra os cuidados de saúde prestados à mulher, à criança e ao adolescente “numa unidade totalmente inovadora, oferecendo um serviço mais moderno e adequado às necessidades, permitindo que os utentes recebam tratamento sem entrarem na área hospitalar”.

A privacidade é apontada como outra das mais-valias desta nova infraestrutura de saúde que, segundo a autarquia, resulta de uma “inovadora parceria” entre a administração do hospital, a autarquia e a sociedade civil famalicense.

“A Câmara Municipal garantiu 50% do financiamento e ajudou a mobilizar a sociedade civil para o projeto que, ao abrigo do mecenato, garantiu a outra metade do investimento realizado”, acrescenta o município.

O espaço ocupa a área das antigas urgências do hospital, na zona lateral do edifício, o que potenciou também a modernização daquela área.

Citado no comunicado, o presidente da Câmara, Paulo Cunha, elogiou o envolvimento da sociedade civil no projeto, em conjunto com a autarquia.

“Permitiu a concretização de uma obra de superior interesse público, que significa um contributo líquido local para a melhoria da qualidade dos cuidados de saúde prestados em Famalicão pelo Serviço Nacional de Saúde”, sublinhou.

Anúncio

Ave

Jovem de 29 anos esfaqueado em Fafe

Vítima sofreu ferimentos graves

em

Foto: Ivo Borges / O MINHO

Um jovem de 29 anos foi esfaqueado, na noite desta segunda-feira, na cidade de Fafe. O agressor já foi detido. A vítima foi transportada em estado grave para o Hospital de Guimarães.

Ao que O MINHO apurou, a agressão aconteceu na Rua Professor Oliveira Frade, próximo do Grupo Nun’Álvares Pereira.

O suspeito foi, entretanto, detido pela GNR, e a arma do crime apreendida.

Foto: Ivo Borges / O MINHO

Foto: Ivo Borges / O MINHO

Carro pontapeado pelo agressor. Foto: Ivo Borges / O MINHO

Foto: Ivo Borges / O MINHO

Foto: Ivo Borges / O MINHO

O suspeito, antes da agressão, cuja motivação é para já desconhecida, andaria na rua a pontapear carros estacionados e vestido com um robe.

A vítima foi transportada pela SIV de Fafe para o Hospital de Guimarães.

Os Bombeiros de Fafe também prestaram socorro no local com uma ambulância e dois operacionais.

Ao que O MINHO apurou, tanto a vítima como o agressor moravam perto do local.

Continuar a ler

Guimarães

Guimarães vai começar a fazes testes rápidos

Covid-19

em

Foto: Divulgação / CM Guimarães

Guimarães vai começar a realizar testes rápidos de antigénio à população, graças a uma parceria entre a Câmara e a Cruz Vermelha, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a autarquia adianta que os testes se destinam “à comunidade escolar, mas também à sociedade vimaranense, seguindo as orientações das nossas Equipas Multidisciplinares de Saúde/Covid-19”.

Por dia, serão efetuados 200 testes, a começar já na próxima semana. Inicialmente, serão testados funcionários de creches, jardins de infância e escolas do 1º ciclo, sendo também utilizados no caso do surgimento de eventuais surtos.

“Esta solução, destinada aos habitantes e a todas as nossas instituições de Guimarães, permite-nos aprofundar o caminho de testar, rastrear e isolar o mais precocemente possível”, considera o presidente da Câmara, Domingos Bragança, citado em comunicado, afirmando que a estratégia de testagem para o novo coronavírus passa por “garantir resultados fiáveis, de caráter mais rápido e seguros”.

O comunicado refere que Guimarães terá um posto fixo para a realização de testes, que ficará situado nas antigas instalações do CyberCentro, em Couros, mas também um posto móvel, que se deslocará a instituições e locais do concelho, quando houver necessidade.

Continuar a ler

Guimarães

Guimarães: Pena suspensa para homem que abusou sexualmente da neta de 12 anos

Condenado a três anos

em

Foto: DR / Arquivo

O Tribunal Judicial de Guimarães condenou a três anos de prisão, com pena suspensa, um homem que abusou sexualmente da neta de 12 anos naquele concelho, em 2018, anunciou hoje a Procuradoria-Geral Distrital do Porto.

Em nota publicada na sua página, a procuradoria refere que a suspensão da pena fica subordinada a regime de prova e ao pagamento de uma indemnização à vítima.

O arguido foi ainda condenado nas penas acessórias de proibição de assumir a confiança da vítima e de inibição do exercício das responsabilidades parentais pelo período de seis anos.

O tribunal considerou provado que o arguido, residente em Guimarães, é avô paterno da vítima, nascida em 2005, e que a recebia em sua casa quando, na execução do regime de regulação do exercício das responsabilidades parentais, ela passava com o pai o fim de semana, de quinze em quinze dias.

Ainda segundo o tribunal, de setembro a meados de novembro de 2018, “aproveitando que a menina, então com 12 anos, pernoitava em sua casa, o arguido se dirigiu de noite ao quarto daquela e manteve com a mesma contactos de natureza sexual pelo menos três vezes”.

O arguido foi condenado por três crimes de abuso sexual agravado.

Continuar a ler

Populares