Hospital de Braga realizou mais de 35.000 consultas não presenciais

Entre maio e julho
Hospital de braga realizou mais de 35. 000 consultas não presenciais
Foto: Divulgação / Hospital de Braga

Hospital de Braga realizou, de maio até final de julho, mais de 35.000 consultas não presenciais nas várias especialidades, revelou hoje a instituição.

Em comunicado, aquela unidade hospitalar explica que, “no atual contexto de pandemia, retomou a atividade assistencial realizando, sempre que clinicamente possível, consultas à distância que permitam continuar a dar resposta às necessidades da população e assegurar a continuidade dos cuidados de saúde aos utentes”.

Nestes três meses de retoma, para além das consultas presenciais, foram realizadas, à distância, 1.360 primeiras consultas e 34.069 consultas subsequentes.

“A implementação da consulta não presencial teve como objetivo reduzir a deslocação dos utentes ao Hospital, bem como retomar de forma progressiva a atividade assistencial que, até então, se encontrava suspensa”, explica o hospital.

Durante o processo deste tipo de consulta não presencial o médico acede ao processo clínico do utente, analisa resultados, emite prescrições e, caso seja necessário, solicita exames de meios complementares de diagnóstico e terapêutica para o seguimento do utente em consulta presencial.

“Existem muitas vantagens no recurso a este tipo de consulta, até porque em muitos casos a presença física do utente pode ser dispensada, respondendo-se com o mesmo nível de qualidade assistencial. É cada vez mais atual o recurso às novas tecnologias. No Hospital de Braga já são realizadas consultas não presenciais com dispositivos de telemetria, sendo que o futuro exigirá, cada vez mais, o desenvolvimento de novas ferramentas tecnológicas”, aponta o Diretor Clínico do Hospital de Braga, citado em nota de imprensa.

O Hospital de Braga encontra-se, ainda que numa fase experimental, a implementar uma melhoria destas consultas não presenciais, através da colocação de um dispositivo com câmara e microfone em alguns monitores para adicionar o sistema de videochamadas nestas consultas, podendo realizar-se assim teleconsultas.

“O processo das consultas à distância é simples e seguro, promove a continuidade de cuidados e reforça a capacidade da prestação dos mesmos”, garante o hospital.

 
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