A Unidade Local de Saúde de Braga, entidade que gere os centros de saúde e o Hospital Público de Braga, celebrou contrato com o grupo Trofa Saúde, no valor de cerca de 1,2 milhões de euros (1.146.903,00 euros), para a ocupação de 30 camas, por 365 dias, pelo preço diário de internamento de 104,74 euros, no hospital central privado que o grupo detém em Braga.
O contrato decorre de um concurso público efetuado pela ULSB onde o grupo da Trofa foi o único concorrente.
Por força do contrato celebrado, a que O MINHO teve acesso, o Hospital Trofa Saúde, entidade privada, compromete-se a disponibilizar 30 camas para internamento de doentes na sua unidade localizada no centro da cidade (Hospital Privado Braga Centro), encaminhados pelo Hospital de Braga, sendo remunerado por cada dia de ocupação, embora sem que exista uma obrigação de garantir qualquer taxa mínima de ocupação.
Àquela unidade privada cabe ainda prestar todos os cuidados de saúde necessários aos utentes internados, cumprindo rigorosamente a legislação aplicável em matéria de segurança do doente e saúde pública, e garantindo “elevados padrões de qualidade técnica, científica e humana”.
Os profissionais envolvidos devem estar “devidamente habilitados”, e compete ao Trofa Saúde mobilizar todos os “meios humanos, materiais e informáticos necessários para assegurar o serviço de forma eficaz, bem como garantir o registo e a comunicação da informação clínica dos utentes ao hospital público, respeitando integralmente as normas de proteção de dados”.
Também deverá assegurar apoio médico telefónico para esclarecimento de dúvidas clínicas e é responsável por todos os materiais de consumo, medicamentos e pela constituição de uma equipa própria, sem integrar elementos do hospital público.
Por sua vez, ao Hospital de Braga cabe pagar atempadamente os serviços prestados, assegurar, sempre que necessário, o transporte dos doentes entre as duas unidades, propor os doentes a transferir (sem efetivar a transferência antes da aceitação por parte da equipa médica do Trofa Saúde), fornecer toda a informação clínica necessária e designar um contacto operacional para a articulação entre as instituições.
Cerca de 1 milhão para serviços no Hospital Narciso Ferreira (Póvoa de Lanhoso)
A ULSB também celebrou dois contratos, no valor de 399 mil euros e 694 mil euros, o primeiro com o Hospital Narciso Ferreira, da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave, para a aquisição de serviços médicos para a realização de cirurgias da especialidade de cirurgia pediátrica em regime de ambulatório. E o segundo com a Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso, também para aquisição de serviços médicos de dermatologia para utentes do Hospital de Braga.
Notícia atualizada por troca da Santa Casa da Misericórdia de Póvoa de Lanhoso pela de Riba de Ave, em relação ao Hospital Narciso Ferreira.