A equipa de gastrenterologia do Serviço de Pediatria do Hospital de Braga organiza, no próximo sábado, no Colégio Imaculada Conceição, em Braga, a XXIII Festa Anual dos Celíacos.
Este encontro, que se organiza há 23 anos consecutivos, junta crianças e adolescentes celíacos, e as respetivas famílias, no sentido de promover a integração e partilha de informações e contribuir para a melhoria da qualidade de vida e controlo da doença.
A doença celíaca é uma patologia que, no distrito de Braga, afeta, em média, uma em cada 134 pessoas. Caracteriza-se pela intolerância crónica ao glúten, contido no trigo, cevada e centeio.
De acordo com um estudo recente coordenado por Henedina Antunes, responsável pela área de gastrenterologia e nutrição pediátrica do Hospital de Braga e desenvolvido por Daniela Araújo, no âmbito de um mestrado integrado em Medicina, 45% das crianças do distrito de Braga não são diagnosticadas, isto é, por cada criança diagnosticada existe uma que desconhece ter doença celíaca. A nível europeu este valor eleva-se para 80% de crianças não diagnosticadas, de acordo com os últimos dados divulgados pela Sociedade Europeia de Gastrenterologia, Hepatologia e Nutrição Pediátrica (ESPGHAN).
A Festa dos Celíacos tem início às 15:00 e, segundo fonte do Hospital de Braga, contará com a presença de representantes da Associação Portuguesa de Celíacos e de Noádia Lobão, nutricionista brasileira e Presidente do COINE – Congresso Internacional de Nutrição Especializada & Expo sem Glúten, que se realiza anualmente no Brasil.
A animação estará a cargo da Orquestra de Cordofones Tradicionais de Braga. Após o momento musical segue-se um lanche inteiramente confecionado sem glúten.