Hospital de Braga cria sacos para humanizar entrega de pertences de utentes falecidos

Substitui o uso tradicional de sacos de plástico
Foto: DR

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga criou sacos personalizados para entregar os pertences dos utentes falecidos às suas famílias, numa perspetiva de humanização dos cuidados, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a ULS refere que se trata da implementação do projeto “Sacos de Memórias”, já adotado em 70 hospitais em todo o mundo e que visa proporcionar “um ambiente de respeito, dignidade e compaixão no processo de luto”.

“Este gesto simbólico substitui o uso tradicional de sacos de plástico, oferecendo não só uma solução sustentável, como também uma demonstração tangível de empatia e respeito pelos familiares em luto”, acrescenta.

Na confeção dos sacos, é reutilizado o tecido não tecido, proveniente dos ‘kits’ cirúrgicos utilizados no bloco operatório.

Esta prática já permitiu a reutilização de 1.112 folhas de TNT, evitando o descarte de aproximadamente 61 quilos de resíduos e resultando na confeção de 2.000 sacos personalizados, estimando-se que esta será a quantidade mínima produzida anualmente.

A iniciativa nasceu no Gabinete da Qualidade, teve apoio da Comissão de Humanização e da Liga dos Amigos e conta também com o envolvimento ativo da equipa de Enfermagem do Bloco Operatório e do Voluntariado do Hospital de Braga.

“Além dos benefícios ambientais evidentes, o projeto promove uma melhoria significativa na comunicação não-verbal entre profissionais de saúde e familiares, permitindo uma abordagem mais empática e cuidadosa. Ao mesmo tempo, fortalece a relação entre a instituição e as famílias, reduzindo possíveis insatisfações e promovendo uma cultura institucional baseada na sensibilidade, empatia e acolhimento”, lê-se ainda no comunicado.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados