Seguir o O MINHO

Braga

Hospital de Braga conquista prémio internacional na área de otorrinolaringologia

Cátia Azevedo é autora principal do trabalho

em

Foto: Divulgação / Hospital de Braga

O Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital de Braga foi distinguido pela Sociedade Europeia de Otorrinolaringologia Pediátrica (ESPO) com o primeiro lugar no E-Film Contest pelo vídeo desenvolvido sobre a técnica cirúrgica para a correção da Estenose Congénita do Orifício Piriforme, foi hoje anunciado.

Este prémio, conquistado no passado mês de fevereiro, tem como autora principal Cátia Azevedo, Médica Interna do Serviço de Otorrinolaringologia, e o mesmo traduzir-se-á na participação no Congresso Europeu da ESPO que se vai realizar em Marselha, em França, em novembro de 2021.

Em comunicado, o Hospital de Braga explica que a intenção deste trabalho assenta na descrição pormenorizada da abordagem diagnóstica, técnica cirúrgica e cuidados pós-operatórios da Estenose Congénita do Orifício Piriforme, em formato multimédia. Esta malformação congénita rara acarreta, sobretudo, uma diminuição do diâmetro das narinas e condiciona uma obstrução nasal do recém-nascido, que poderá levar a dificuldades respiratórias e alimentares. Nos casos mais graves, a cirurgia é geralmente necessária.

Para o Hospital de Braga, “este prémio é o reflexo do trabalho que o Serviço de Otorrinolaringologia tem vindo a desenvolver, procurando uma atualização científica constante de modo a identificar e adotar práticas e técnicas cirúrgicas diferenciadas e, assim, assegurar uma melhor resposta aos cuidados de saúde prestados”.

“De reiterar que a multidisciplinaridade e a boa relação que se estabelece entre diferentes especialidades médicas, nomeadamente a Anestesiologia e Pediatria, permitem que estes procedimentos mais desafiantes se possam realizar no Hospital de Braga”, conclui o comunicado.

Populares