Hospital de Braga com novas medidas para visitantes e acompanhantes

A partir de quarta-feira
Hospital de braga com novas medidas para visitantes e acompanhantes
Foto: Divulgação / Hospital de Braga

A partir desta quarta-feira, o Hospital de Braga tem novas medidas para visitantes e acompanhantes, tanto em contexto de internamento, ambulatório ou urgência, foi hoje anunciado.

Em comunicado enviado a O MINHO, o hospital lembra que retomou, no passado mês de julho, as visitas aos doentes internados, que estiveram temporariamente suspensas devido à covid-19. As visitas foram retomadas, à data, com um plano apertado de restrições.

Agora, “pela elevada cobertura vacinal contra a covid-19 atingida em Portugal, bem como a contínua e adequada organização dos circuitos de utentes e a implementação efetiva das medidas de prevenção e controlo de infeção, o Hospital implementou uma nova organização interna das visitas, dando assim continuidade ao cumprimento deste direito”, refere o comunicado.

Assim, a partir de amanhã entram em vigor novas medidas (ver gráfico abaixo).

Hospital de braga com novas medidas para visitantes e acompanhantes
Fonte: Hospital de Braga

Nas visitas aos utentes internados continua a ser obrigatório a apresentação de Certificado Digital da UE válido (certificado de vacinação, certificação de testagem ou certificado de recuperação), ou em alternativa, um resultado negativo num teste rápido de antigénio na modalidade de autoteste, da responsabilidade do visitante | acompanhante.

Desta nova organização interna passa a constar um novo horário de visitas com regras específicas para os diferentes serviços hospitalares.

No entanto, e para que este novo horário de visitas seja o mais rigoroso para proteção de segurança de todos, reitera-se a importância do cumprimento das recomendações definidas: distanciamento físico entre visitante / acompanhante, utente e profissionais de saúde, etiqueta respiratória; utilização correta de máscara cirúrgica e higienização frequente das mãos.

Os visitantes / acompanhantes não devem permanecer no quarto ou enfermaria durante a realização de procedimentos, devem utilizar apenas as instalações sanitárias dos visitantes e a entrega de quaisquer objetos pessoais, géneros alimentares ou outros produtos ao utente internado têm de ter autorização prévia do respetivo Serviço.

Se nas 48 horas seguintes, o visitante | acompanhante desenvolver sintomas ou testar positivo à COVID-19, deve ligar para a Linha SNS 24 e informar o Hospital através do 253 027 000 ou do e-mail: [email protected].

Acrescenta-se, ainda, que devem ser respeitados os circuitos existentes para os visitantes e acompanhantes por forma a reduzir a circulação desnecessária de pessoas.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Rui rio admite medidas moderadas para controlar quinta vaga

Rui Rio admite medidas moderadas para controlar quinta vaga

Próximo Artigo
Gnr apreende armas a suspeito de violência doméstica em famalicão

GNR apreende armas a suspeito de violência doméstica em Famalicão

Artigos Relacionados