Seguir o O MINHO

Braga

Hospital de Braga recebe distinção internacional

em

O Hospital de Braga (HB) foi o único hospital português distinguido no prémio Quality Improvement Award 2017, atribuído pelo Caspe Healthcare Knowledge Systems (CHKS), pela qualidade implementada nos cuidados de saúde, experiência do doente e satisfação dos profissionais, informou esta segunda-feira a instituição. O anúncio foi feito em Londres, na passada quinta-feira, na cerimónia dos Top Hospitals Awards 2017.

O prémio “Quality Improvement Award 2017”, atribuído em função da análise de um painel de peritos de várias áreas e organizações da saúde, distingue o Hospital de Braga pela qualidade da prestação dos cuidados de saúde, pela experiência que proporciona ao doente e pelo trabalho desenvolvido no bem-estar, segurança e satisfação dos profissionais.

O anúncio foi feito na cerimónia anual do CHKS Top Hospitals Awards 2017, que juntou, em Londres, mais de 200 intervenientes e líderes de organizações de saúde internacionais. Esta distinção é o reconhecimento internacional da implementação contínua de ações que elevam a qualidade dos cuidados de saúde prestados aos utentes do Hospital de Braga, como é o exemplo dos compromissos assumidos nos processos de acreditação na área da Qualidade, Ambiente e Segurança.

Os sucessivos reconhecimentos, pelas entidades competentes, da qualidade e eficiência do Hospital de Braga foram valorizados nesta distinção. Destacando-se a conquista do título de melhor hospital de média/grande dimensão – TOP5 dos Hospitais – em dois anos consecutivos, que avalia a qualidade assistencial, a eficiência e adequação dos cuidados de saúde.
Esta distinção reconhece, ainda, os vários projetos implementados para melhorar a qualidade clínica e satisfação dos utentes como são exemplo as práticas de regulares de auditorias clínicas, com especial enfoque no programa de Enfermagem, o desenvolvimento do movimento Cuidar+, e a criação da Direção de Serviço ao Utente, assumindo o Hospital de Braga o papel de líder nacional na criação deste Serviço que gere de forma integrada todo o percurso do doente.

O trabalho desenvolvido na satisfação dos profissionais é, também, reconhecido neste prémio através das várias medidas implementadas, anualmente, e nas quais se distinguem ações que beneficiam colaboradores com vencimentos mais reduzidos com a oferta de Cabazes de Natal, Bolsas de Livros Escolares, ou ainda, uma forte política de recrutamento interno que permite uma progressão na carreira profissional.
Os Top Hospital Awards comemoram o sucesso dos profissionais de saúde a nível internacional e premeiam a inovação e a melhoria da prestação dos cuidados de saúde, desafiando continuamente as instituições prestadoras de cuidados de saúde para a persecução de uma estratégia orientada para a melhoria da experiencia dos seus utentes.

Anúncio

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.

Braga

Galegos embelezam centro de Braga com tapete de flores

Ponteareas promove-se na cidade durante a Semana Santa

em

Foto: Divulgação / CM Braga

A Avenida Central, em Braga, está hoje embelezada por um tapete de flores criado, junto ao Posto de Turismo, por membros da “Asociación de Alfombristas do Corpus Christi de Ponteareas”, associação espanhola do Município de Pontearas, na província de Pontevedra.

O vereador do Turismo da autarquia bracarense salienta a satisfação em receber aquele tapete floral, que visa promover a Festa do Corpo de Deus daquela cidade, durante a Semana Santa de Braga.

Foto: Divulgação / CM Braga

“Consideramos importantes desenvolver estas parcerias com os municípios vizinhos da Galiza, sendo que os turistas espanhóis, sobretudo os Galegos, chegam em grande número para assistir às celebrações da Semana Santa em Braga” refere Altino Bessa, citado numa nota enviada a O MINHO.

No mesmo texto, Xosé Represas, Alcaide de Ponteareas, refere ser um prazer estar em Braga a divulgar uma actividade com enorme tradição e ligada à religiosidade.

“Aproveito para convidar os bracarenses a passar por Ponteareas para participar nas festas do Corpo de Deus, que se realizam nos dias 22 e 23 de Junho. Trata-se de uma tradição com 200 anos mas que a cada ano ganha maior número de participantes e atrai milhares de visitantes”, disse, salientando o tapete floral de um quilómetro que irá receber a Procissão Solene que se realiza no dia 23 de Junho.

A Festa do Corpo de Deus em Ponteareas é a celebração mais importante daquela cidade de Espanha.

Continuar a ler

Braga

Gelados com larvas à venda em Braga e Ponte de Lima – e isso é bom

Para começar: larvas. A proposta é da MyIced

em

Foto: Divulgação

Sabia que o consumo humano de insetos comestíveis foi recomendado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em particular devido ao facto de ser uma fonte de proteína com uma produção ecologicamente mais sustentável? Quem o diz a MyIced, que, no Minho, conta com duas lojas, em Braga e em Ponte de Lima, e que, esta quarta-feira, anunciou a chegada desta nova iguaria como topping (cobertura) extra nos seus gelados de iogurte, nos crepes, nos waffles ou como topping em qualquer outro produto à venda na rede nacional da marca.

Segundo a FAO, explica a empresa, “há atualmente registo do consumo humano de mais de 1900 espécies de insetos: escaravelhos (31%), lagartas (18%), abelhas, vespas e formigas (14%) … gafanhotos, cigarras, térmitas, libelinhas e moscas são outras espécies consumidas”.

Foto: Divulgação

Na fase de lançamento, a MyIced propõe larvas como uma primeira experiência exótica neste novo mundo da alimentação que, dizem, está já aí ao virar da esquina. Posteriormente, a marca poderá apresentar outras opções da gama de insetos voadores ou rastejantes.

João Gouveia, gestor nacional da MyIced, destaca que a marca pretende sobretudo proporcionar novas experiências gustativas aos seus clientes, seguindo uma linha estratégica que procura desafiar o convencional e apostar em eixos como a alimentação saudável e ambientalmente sustentável.

“Depois do gelado preto à base de carvão vegetal ativado (MyIced Eclipse) e da folha de ouro de 24 quilates como topping do mesmo (MyIced Eclipse Deluxe), os insetos MyIced Top Bugs constituem uma proposta certamente disruptiva, mas que irão completar um menu onde há muito pontuam os gelados de iogurte vegan, halal e kosher, sem glúten, sem açúcar e sem lactose, bem como o bubble tea e as bubble waffles refere ainda o fundador da Myiced.

Foto: Divulgação

“Os insetos comestíveis MyIced Top Bugs não têm antibióticos, corantes artificiais, aromatizantes, conservantes ou MSG; são ricos em nutrientes e proteínas, pobres em carboidratos e uma grande fonte de fibras, minerais e aminoácidos. Os insetos são desidratados através de um processo de liofilização: são congelados sob vácuo e o gelo formado é volatilizado”, garante a empresa.

A MyIced, empresa com sede em Leiria tem, ainda, lojas em Bragança, Viseu, Leiria, Caldas da Rainha, Setúbal, Porto e Lisboa, estando já previstas a abertura de novas lojas em Santarém e em Penafiel.

Continuar a ler

Braga

Braga: Procissão da Burrinha cancelada

Anunciou a organização

em

Foto: DR/Arquivo

A organização da Semana Santa de Braga anunciou já na noite desta quarta-feira que a Procissão da Burrinha foi cancelada por motivo de condições meteorológicas adversas.

“Vós sereis o meu povo”, conhecida como Procissão da Burrinha, estava marcada para 21:30.

A Procissão Ecce Homo, para já, permanece marcada para esta quinta-feira, pelas 21:30, com saída da Igreja da Misericórdia.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Patrocinado

Reportagens da Semana

Populares