O Hospital de Braga é, pelo terceiro ano consecutivo, um dos melhores hospitais públicos do país, e recebeu o “Prémio Consistência” no grupo de hospitais de média/grande dimensão do Serviço Nacional de Saúde (SNS). A empresa multinacional de benchmarking Hospitalar – IASIST – distinguiu esta terça-feira os melhores hospitais nacionais.
Este prémio, entregue em Lisboa na Fundação Calouste Gulbenkian, distingue os hospitais que historicamente obtiveram os melhores resultados globais. O ‘Prémio Consistência’ distingue o hospital que no último triénio obteve os melhores resultados globais no seu grupo de referência.
A atribuição deste prémio teve por base três critérios, nomeadamente, o maior número de presenças nos três primeiros lugares; melhor somatório de posições globais; e melhor posição global de sempre, tendo em conta a qualidade assistencial, eficiência e adequação.
A qualidade é medida, entre outros indicadores, pelos índices de mortalidade, complicações e readmissões. A eficiência é aferida, entre outros índices, pela demora média e custos operacionais de doentes-padrão por médico, e a adequação pelo índice de cirurgia convencional, de cirurgia ambulatória, entre outros.
O presidente da Comissão Executiva do Hospital de Braga, João Ferreira, reconhece que esta distinção “é dirigida a todos os profissionais do Hospital de Braga que no seu dia-a-dia garantem os melhores serviços de saúde à população”.