Hospitais do distrito de Braga com esperas de mais de uma hora no primeiro dia do ano

SNS
Foto: Joaquim Gomes / O MINHO (Arquivo)

Os hospitais do distrito de Braga apresentam hoje tempos de espera superiores a uma hora, segundo o portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS). 

O que apresenta um tempo de espera mais demorado, duas horas e 52 minutos, é o Hospital de Braga, seguindo-se o Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães, com uma hora e 48 minutos.

Segundo a mesma fonte, o Hospital de Famalicão tem um tempo de espera na urgência geral de uma hora e 31 minutos enquanto Barcelos tem um tempo de espera de uma hora e oito minutos.

A triagem de Manchester, que permite avaliar o risco clínico do utente e atribuir um grau de prioridade, inclui cinco níveis: emergente (pulseira vermelha), muito urgente (laranja), urgente (amarelo), pouco urgente (verde) e não urgente (azul).

Nos casos de pulseira amarela, o primeiro atendimento não deve demorar mais de 60 minutos, e no caso da pulseira verde a recomendação é que não vá além de 120 minutos (duas horas).

De acordo com o portal do SNS na internet que indica os tempos de espera para atendimentos de urgência geral consultado pela agência Lusa, o tempo de espera mais prolongado no país era, às 10:30, no hospital Beatriz Ângelo, em Loures.

Este hospital situado no distrito de Lisboa apresentava um tempo de espera de nove horas e 33 minutos, com 15 pessoas em fila, para doentes considerados urgentes.

Também no distrito de Lisboa, o hospital Fernando Fonseca (também conhecido como Amadora-Sintra) apresentava um tempo de espera de oito horas e 21 minutos para doentes urgentes e de uma hora e 18 minutos para muito urgentes.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados